Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

Socorro

Na Ilha de Socorro, mas não só!
O México é daqueles destinos de viagem que dispensa apresentações. É provavelmente o destino mais popular da América Central, não só pelas suas belas praias e resorts, mas também pela sua riqueza patrimonial, nomeadamente os testemunhos ainda de pé das grandes civilizações de outrora. Juntemos-lhe a habitual animação mexicana, juntemos-lhe a tequilha, a música, os petiscos e temos um cocktail de actividades e de interacção fora do vulgar. Da costa caribenha à costa do Pacífico, a paisagem muda dramaticamente, passando por diversos universos cénicos, desde o deserto, até às palmeiras a caírem sobre o mar.


Mas nem só de terra vive o homem. A água assume uma importância enorme, porque o México é daqueles países que foi abençoado por Poseidon, que decidiu que a costa mexicana seria palco e residência, tanto de recifes de Coral, com todas as cores que possamos imaginar, como de passagem de animais de grande porte, nas suas eternas rotas migratórias. A nossa proposta levá-lo-á precisamente ao encontro de alguns gigantes do mar: Mantas, Tubarões e Baleias, que patrulham ciclicamente as águas ao largo da Baixa Califórnia, em pleno Oceano Pacífico. As Ilhas Socorro são um desses locais especiais, onde mergulhar é algo de extraordinário.


A VIAGEM      •      PARA MERGULHAR       •      SUBMERSO      •      A TER EM CONTA


A viagem

Quando ir
Mergulhar neste local tão especial permite ter uma experiência muito gratificante. Convém portanto, ir na melhor altura. Recomendamos que faça a sua viagem entre Novembro e Maio, a altura em que existe uma maior concentração de pelágicos. Aliás, o próprio operador de mergulho interrompe este programa durante o nosso verão, para que o índice de satisfação dos clientes que lã vão não sofra nenhuma beliscadura. Portanto já sabe, se estiver a pensar em fazer férias de inverno, vá mergulhar a Socorro. Se quiser ir mergulhar neste local fabuloso e ver bicharada grande, então vá de férias no inverno! Contudo, não nos podemos esquecer que as Ilhas Socorro estão a algumas centenas de quilómetros de distância da costa, o que significa que haverá sempre um grande factor de "imprevistos"!

Fora de bordo
Tendo em conta a grande dependência que este liveaboard tem das condições climatéricas, nomeadamente as do mar, torna-se importante ficar uma noite em terra, tanto na chegada como na partida. Desta forma conseguimos garantir que não perderá a sua fantástica viagem, por causa do tempo ou de outro imprevisto. Do aeroporto de La Paz, será transferido para o Club Cantamar, nas proximidades de La Paz. O Sea Escape partirá do Cabo San Lucas, um pouco mais a sul. Este hotel, com óptimo aspecto, faz parte da mesma operação de mergulho que o levará até Socorro. Verá que ficará muito bem instalado, para poder embarcar no dia seguinte totalmente recomposto da longa viagem desde casa. Poderá relaxar na varanda do seu quarto, poderá refrescar-se na piscina ou então ir passear para a praia. No dia seguinte, o grupo de felizardos será convidado a embarcar no Sea Escape, onde terá início uma aventura da qual tão cedo não se esquecerá, nomeadamente com uma travessia em mar aberto com mais de 21 horas.

Extensões
Esta zona da América Central tem uma grande concentração de estações arqueológicas, sendo portanto possível visitar alguns dos testemunhos das civilizações Maias de outrora. Neste sentido, poderá viajar no tempo, enquanto estiver no alto das famosas pirâmides de Chichèn Itzá e de Cobá. A vista sobre a selva e sobre os restantes edifícios fazem-nos pensar, tanto na grandiosidade destes povos, como nas dificuldades que tiveram que ultrapassar para edificar e manter uma civilização no meio da selva. Caso seja um apaixonado por civilizações antigas, poderá acrescentar mais uns dias às suas férias e fazer uma visita à Guatemala. Do outro lado do país, na costa do Pacífico a paisagem muda completamente, sendo possível vaguear pelo deserto, repleto de cactos e de outros tipos de vegetação mais radical. Algumas das praias em redor de La Paz e do hotel em que ficará hospedado, assemelham-se a pedaços de costa jamais utilizadas pelo Homem. A sensação de isolamento e de contacto com uma Natureza em estado bruto será um dos pontos altos da sua viagem.     • VOLTAR •


Para mergulhar

Embarcações
Para este destino, a nossa proposta recai precisamente no Club Cantamar, em La Paz e que opera o Sea Escape. Este robusto barco, originalmente construído para fazer ligações entre as plataformas de exploração de petróleo, foi todo reconstruído, redecorado e adaptado para o mergulho. São 33 metros de comprimento, com todas as facilidades de que necessitamos; estação de enchimentos com ar e com nitrox, ampla zona de lavagem e arrecadação do equipamento, um grande solário, sala de estar com televisão, sala de computadores e uma grua para transportar objectos pesados, como seja uma jaula para observação de tubarões. Poderá mergulhar com garrafas equivalentes a 12, 15 ou 18 litros. São nove cabines de dois ou três lugares, se bem que cada uma terá no máximo duas pessoas, o que significa que o grupo de mergulhadores no limite, será de 18 elementos. Tanto o chá como o café estão disponíveis 24 horas por dia.

Operação e logística
Se bem que as rotas estejam pré-definidas, as condições climatéricas poderão ter influência no seu programa de mergulho, no sentido de evitar eventuais imprevistos do mar e dessa forma optimizar os seus mergulhos. Prepare-se para uma longa travessia de cerca de 21 a 26 horas, porque as Ilhas Socorro estão a um pouco mais de 400Kmts de distância do continente. Terá tempo de sobra para preparar todo o seu equipamento. Uma vez chegado ao destino, conte com dias de mergulho de sonho, porque irá estar num dos grandes locais de mergulho do mundo. Poderá mergulhar até quatro vezes num dia de mergulho normal; dois mergulhos pela manhã, um mergulho pela tarde e um mergulho nocturno, já em final de tarde e ainda antes do jantar. Uma curiosidade tem a ver com o facto de Socorro ser na realidade uma de quatro ilhas, que formam um pequeno arquipélago ao largo da Baixa Califórnia; são elas San Benedicto, Clarion, Roca Partida e Socorro, sendo os mergulhos feitos pelo menos nas duas últimas.     • VOLTAR •


Submerso

Temperatura e visibilidade
As Ilhas Socorro estão bastante afastadas da plataforma continental e como tal, muito expostas aos caprichos do mar. Neste sentido, torna-se muito difícil de prever o que poderá acontecer. Esta é a razão pela qual este operador só faz este destino entre Novembro e Maio, para que mesmo com um mar menos calmo, os seus mergulhos sejam feitos na melhor altura. Sendo realista, conte com visibilidades que poderão variar de spot para spot entre os 12 e os 30 metros. Conte com temperaturas da água entre os 25 e os 28º, mas com fortes termoclinas de fundo, nomeadamente aos 30 metros. Um fato de 3mm, mesmo com colete de aquecimento poderá ser insuficiente, pelo que sugerimos que leve um fato de 5mm, sem capuz. Mais vale prevenir do que remediar, o que neste caso poderia significar passar frio durante uma boa parte dos mergulhos.

Tipo de mergulhos
É algo que se torna um pouco irrelevante para quem for mergulhar neste destino. Os diferentes spots de mergulho têm topologias diferentes, como tal poderá mergulhar em paredes, nos fundos, em declives, planaltos, rochedos isolados, cabeças, baixas, etc. No entanto, o que realmente interessa aos mergulhadores é o que se passa no azul! Sim, no azul! Vá preparando os músculos do pescoço, porque irá passar a maior parte dos mergulhos a olhar para cima, em busca de formas e de silhuetas que por norma apenas povoam os nossos sonhos. Tanto poderá apanhar fortíssimas correntes, daquelas que exigem bastante experiência e bastante sangue-frio, como um mar assim tipo lago. Estas variações, que poderão acontecer no mesmo dia fazem deste destino um delicioso desconcerto, mesmo para quem já mergulhou muito.

O que se pode ver
Quem vai para Socorro, nem sequer pensa em pequenas criaturas. Os seus sonhos estão minados com cardumes de grandes pelágicos! Não poderia ser mais verdade. Apesar de alguns spots terem bastantes lagostas nos fundos de rocha, o prato forte está no meio do azul. Consoante a sua estrelinha da sorte, poderá ver Tubarões Baleia, Mantas, Tubarões de Pontas Prateadas ou de Pontas Brancas, Raias, Golfinhos e o prato forte, cardumes dos fabulosos Tubarões Martelo. Existem relatos de cardumes com cerca de 100 unidades. Pouco provável mas não impossível, será avistar Tubarões Tigre e os sempre brincalhões e curiosos Leões Marinhos. As estações de limpeza são excelentes oportunidades de ver Mantas gigantes a pairar, enquanto que os Peixes Anjo lhes limpam os parasitas. Cardumes de Jackfish poderão formar massas brutais em movimento, chegando a tapar a luz do sol.

Hot spots
Sem querer parecer presunçoso, diríamos que todos os spots de mergulho ao longo desta viagem são muito hot. Basta ter em mente a possibilidade de encontros imediatos do terceiro grau durante qualquer um dos mergulhos. O simples facto de estar debaixo de água poderá implicar carradas de adrenalina! O sumo deste destino, os grandes pelágicos, movimentam-se livremente pelas várias ilhas do arquipélago, ao sabor das correntes, da comida e das rotas migratórias, sendo tudo passível de acontecer. O mesmo spot de mergulho mudará totalmente de um dia para o outro. Os mergulhos nocturnos poderão ser diabólicos, porque é a altura em que os Tubarões estarão mais activos. Consoante cada caso, assim os guias poderão ter que abortar os mergulhos nocturnos, no caso de haver demasiada actividade...     • VOLTAR •


A ter em conta

Cuidados de saúde
Enquanto estiver em terra, tenha cuidado com a água que bebe, tenha cuidado com as picadas de mosquito nas zonas mais húmidas e tenha cuidado com os animais rastejantes nas zonas mais secas. Para efectuar este liveaboard não são necessárias vacinas. Contudo, caso opte por uma extensão a zonas mais húmidas do México, sugerimos que vá a uma Consulta do Viajante.

Formalidades
Apenas necessita de ter um passaporte válido por um período de pelo menos seis meses a contar da data de chegada. Não necessita de visto de entrada, mas irá ter que pagar uma taxa de saída do país de $60 por pessoa. Parece mentira, mas é verdade!

Bagagem
Irá voar com a Iberia e com a Aeromexico, pelo que terá que lidar com políticas de bagagem diferentes. Sugerimos a consulta dos links em rodapé ou então que nos consulte para o ajudarmos a preparar a sua bagagem da melhor forma possível.

Aspectos práticos
Recordamos que andará a navegar em plena região dos trópicos, pelo que terá pela frente um sol fortíssimo, capaz de fazer estragos logo no primeiro dia. Leve muito protector solar de índice elevado, leve roupa leve para as noites e leve também um adaptador de tomadas do tipo americano, se bem que por norma todos os barcos estão preparados para as nossas fichas europeias.


Valor indicativo

• TOPO •



Peça-nos um orçamento através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do número 21 300 70 10.

O Peixe Voador é uma marca registada comercializada sob responsabilidade da Equador e Mendes, Agência de Viagens e Turismo, Lda.
Sede Social: Torre Oriente, Av. Colégio Militar 37F 5°, 1500-081 Lisboa. Capital Social EUR 100 000. Matric. CRC Lisboa/NIPC n.º 505 184 958. RNAVT n.º 2356.