Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

Palau

Um país que flutua em tons verde e azul...
Ao voar para a Micronésia, o viajante tem à sua espera um espectáculo único, que lentamente se vai definindo no horizonte; na imensidão de azul, um labirinto de formas verdes vai-se formando na sua retina. São formações rochosas, a transbordar de verde no seu topo, que num conjunto perfeitamente ocasional dão corpo a um dos destinos mais desejados pela comunidade de mergulhadores no activo. Falamos da República de Palau, um dos países mais jovens do planeta, mas que tem uma riqueza paisagística milenar certamente. Recifes com tanta exuberância, não terão sido obra nem do acaso, nem de breves instantes.


Em Koror, a capital de Palau, os dias passam sem sobressalto. Os indígenas partilham o seu espaço com um grande número de estrangeiros, na sua maioria filipinos à procura de trabalho. Em seu redor, este pequeno país tem uma lista infindável de actividades para os seus visitantes. Cascatas perdidas no meio da floresta, despojos de guerra um pouco por todo o lado, lagoas pouco profundas com um tom azulado de fazer criar água na boca, são apenas alguns dos trunfos que Palau tem ao seu dispor. Percorrer esta maravilha da Natureza a bordo do luxuoso Ocean Hunter III é a nossa proposta de liveaboard para Palau.


A VIAGEM      •      PARA MERGULHAR       •      SUBMERSO      •      A TER EM CONTA


A viagem

Quando ir
Apesar de estatisticamente chover mais entre Maio e Julho e depois em Dezembro, a realidade é que Palau goza de um clima do outro mundo. O seu posicionamento a um pouco mais de 700 quilómetros a norte da linha do equador, significa que não é directamente influenciado pelos furacões. A estação das chuvas não está claramente definida, ou seja, há que contar com o típico clima tropical, que não é mais do que um agradável equilíbrio entre a chuva e o sol. O operador de mergulho pode-se gabar de nunca ter cancelado uma saída por causa do mau tempo! Conte portanto com mergulhos secos e mergulhos molhados, em qualquer altura do ano, mas sempre com a maior das qualidades. Contudo, tendo em conta as estatísticas, sugerimos que faça umas férias de inverno para visitar este fabuloso e invulgar destino de férias.

Fora de bordo
Partindo do pressuposto que chegará a Palau pelo menos um dia antes do início do liveaboard e que sairá um dia depois do final, poderá optar por uma série de actividades, todas elas em redor da exploração dos recursos naturais deste país. Palau tem uma variedade cénica digna de nota. Um simples passeio de caiaque poderá tornar-se numa aventura total, com navegação entre os mangais, lagos e escarpas cheias de vegetação. Os despojos de guerra deixados no terreno pelas tropas que combateram no Pacífico, são mais um elemento surpresa a acrescentar aos passeios que poderá fazer. Outra actividade que propomos é uma visita a Ulong, onde poderá descobrir cavernas outrora habitadas e passar a noite num acampamento ao ar livre. Um circuito completo por terra dar-lhe-á uma perspectiva histórica e cultural do país.

Extensões
Durante o seu percurso até aterrar em Koror, poderá aproveitar e fazer um stop-over antes ou depois da sua semana de mergulho. Serve de corte aos maçadores voos e dá-lhe a oportunidade de visitar um ambiente completamente urbano, caso tenha interesse em conhecer o Bahrain, por exemplo. Em alternativa, poderemos sugerir-lhe uma passagem de dois dias por Manila, para que tenha um estreito contacto com outro tipo de cultura, nomeadamente numa das grandes e caóticas cidades do Extremo Oriente, onde os grandes arranha-céus coabitam com outras construções centenárias. Um passeio gastronómico será um excelente programa.     • VOLTAR •


Para mergulhar

Embarcações
A embarcação que lhe propomos para o seu liveaboard faz parte de uma das mais famosas frotas a operar nesta região, a Ocean Hunter, tendo já sido contratada inúmeras vezes como plataforma para a produção de documentários sobre o mar e a vida marinha. Falamos do Ocean Hunter III, um luxuoso barco merecedor de toda a nossa atenção. São 29 metros de qualidade a navegar a 11 nós. Tem cabines standard, de luxo e master, totalizando uma capacidade para 16 passageiros. Todas as cabines têm ar condicionado e casa de banho privativa com duche de água quente. O piso inferior tem seis cabines, o piso central tem sala de estar, copa, sala de jantar, uma ampla zona para o equipamento de fotografia e de vídeo, e uma muito generosa área para equipar, lavar e guardar o material de mergulho. Por último, o piso superior tem mais três cabines e disponibiliza um magnífico solário com dois pequenos jacuzzis. O nitrox está disponível a bordo. Mudando de tema, dizem os bons garfos que a comida a bordo é soberba.

Operação e logística
O programa de mergulho que este operador propõe, estará sempre sujeito a eventuais alterações fruto da intempérie. A tripulação tudo fará para que a sua semana de mergulho seja o melhor possível. Independentemente da rota mais adequada ao estado do tempo e do mar, no primeiro dia será transportado durante a manhã do seu hotel para o barco, onde terá tempo de preparar o equipamento e almoçar. Um primeiro mergulho servirá para afinar lastro e flutuabilidade. Da parte da tarde fará mais um mergulho e antes do jantar um mergulho nocturno. A partir do segundo dia em diante, poderá fazer até cinco mergulhos por dia, pelo que recomendamos que adquira a opção de enchimentos a nitrox. Ao oitavo dia e depois do pequeno almoço, os passageiros serão transportados de novo para o hotel onde pernoitará pelo menos uma vez. Poderá consultar o site deste operador em rodapé, no sentido de verificar com mais detalhe as rotas habituais, para sete e para dez dias de cruzeiro.     • VOLTAR •


Submerso

Temperatura e visibilidade
A temperatura da água oscila entre os 28º e os 29º ao longo de todo o ano, o que significa que poderá mergulhar em qualquer altura com o seu fatinho preferido, o de 3mm. Não existem relatos de termoclinas a condicionarem os mergulhos mais profundos. Quanto a visibilidades, a média ronda os 30 metros, com picos para cima, sobretudo durante os mergulhos da manhã. Melhor notícia será difícil de dar. Estas condições soberbas para a prática do mergulho devem-se em parte ao facto de Palau estar em plena faixa tropical, mas totalmente afastado da tradicional rota dos furacões e das tempestades tropicais.

Tipo de mergulhos
É impressionante a variedade de spots de mergulho que existem nas águas azuis de Palau. Basicamente é possível fazer todos os tipos de mergulhos, desde paredes verticais e declives, passando por túneis e grutas com jogos de luz espectaculares e acabando em terraços pouco profundos, cheios de vida e de cor. Existem também muitos naufrágios, que tanto poderão ser barcos como aviões, tornando a sua experiência em Palau das mais completas que se possa desejar. A maior parte destes naufrágios são despojos de guerra, o que decerto adicionará mais uns pózinhos de emoção às suas férias de mergulho. Se for aficionado da ferrugem, terá a oportunidade de encher a barriga.

O que se pode ver
Começando pela bicharada grande, poderá observar Napoleões, Barracudas, Tartarugas, Mantas e Tubarões. No universo das cores, poderá deliciar a vista com recifes totalmente cobertos por Coral duro e mole, onde os peixes de menor porte fazem as suas posturas. Se for fã de criaturas mínimas, prepare-se para ter muitos momentos emotivos, tal é a sua abundância nos recifes de Palau. Por sua vez, os naufrágios albergam uma imensidão de espécies que neles encontraram a sua nova casa. Se for um mergulhador cheio de sorte, pode ser que consiga ver um casal de Mandarins, ou então um pré-histórico Nautilus aparentemente perdido no meio do azul...

Hot spots
Sugerimos que consulte o site do operador de mergulho local, cujo link se encontra em rodapé, porque a lista de mergulhos a não perder é bastante extensa. No entanto destacamos dois mergulhos: Blue Holes que como o próprio nome indica, são buracos que ligam um terraço pouco profundo a uma gruta com o fundo a 40 metros de profundidade. Os jogos de luz valem por si só neste mergulho. Melhor ainda será o Chandelier Cave, um mergulho diferente de todos os outros, envolvendo subidas à superfície para observar os tectos da gruta. Um misto de mergulho e acção.     • VOLTAR •


A ter em conta

Cuidados de saúde
É desaconselhável consumir água canalizada, visto que poderá provocar distúrbios indesejáveis aos visitantes. Não há registo de doenças que obriguem a vacinação. Em caso de dúvida, vá a uma Consulta do Viajante. Uma vez a bordo, não terá que se preocupar com mais nada.

Formalidades
À chegada a Palau, ser-lhe-á concedido um Visto gratuito com a validade de 30 dias. Para a saída do país, terá que desembolsar 35 dólares, que convêm ser em quantia certa, uma vez que o mais provável é não terem troco.

Bagagem
A Gulf Air e a KLM têm políticas de bagagem diferentes. Sugerimos que consulte os sites em rodapé para que possa afinar a sua bagagem, contudo cá estaremos para o ajudar a preparar a sua próxima viagem.

Aspectos práticos
A moeda oficial do Palau é o Dólar Americano. No entanto, não necessita de transportar consigo muito dinheiro, porque os cartões de crédito são largamente aceites, não fosse este um destino muito popular entre os americanos. Só para ficar descansado, Palau tem uma câmara hiperbárica moderna, que fica no Belau National Hospital. Enquanto estiver a bordo, todos os artigos que consumir e que não estiverem incluídos no programa serão adicionados à sua conta-corrente, tendo apenas que pagar no final da viagem. Poderá pagar com cartão de crédito.


Valor indicativo

• TOPO •



Peça-nos um orçamento através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do número 21 300 70 10.

O Peixe Voador é uma marca registada comercializada sob responsabilidade da Equador e Mendes, Agência de Viagens e Turismo, Lda.
Sede Social: Torre Oriente, Av. Colégio Militar 37F 5°, 1500-081 Lisboa. Capital Social EUR 100 000. Matric. CRC Lisboa/NIPC n.º 505 184 958. RNAVT n.º 2356.