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FAQ's


Destinos


O Peixe Voador organiza viagens para destinos não mencionados no site?
Sim. A rede de contactos internacionais d’O Peixe Voador permite organizar viagens para um número ilimitado de destinos. Se há algum destino em especial para onde gostasse de viajar, apresente-nos o seu pedido.

O Peixe Voador organiza viagens que não incluam mergulho?
Sim. A empresa que detém os direitos de comercialização d’O Peixe Voador Próxima Viagem, Lda.) é uma agência de viagens que cumpre com todos os requisitos impostos pelo Estado Português relativamente ao exercício dessa actividade. Embora a especialização da equipa esteja centrada nas viagens de mergulho, estamos habilitados a organizar qualquer tipo de viagem.

Posso alterar algum aspecto dos programas-base sugeridos pel’O Peixe Voador?
Sim. A maior parte das viagens d’O Peixe Voador são organizadas através de contactos directos com parceiros de negócio nos diversos destinos, o que nos permite apresentar soluções para qualquer tipo de solicitação.     • VOLTAR •


Contactos, Propostas e Reservas


Qual o horário de funcionamento d’O Peixe Voador?
Por defeito, a nossa loja está aberta de segunda a sexta-feira entre as 9H30 e as 18H30, mas o horário é bastante flexível sempre e quando seja previamente agendada uma visita. Além disso, os telemóveis dos elementos da nossa equipa estão ligados em permanência, tanto para agilizar os contactos relacionados com a organização das viagens como para acorrer a qualquer necessidade durante o seu decurso.

Como posso obter uma proposta completa para uma viagem?
O Peixe Voador está para as agências de viagens comuns como os alfaiates estão para as lojas de pronto-a-vestir, apresentando soluções à medida dos desejos e expectativas dos seus Clientes. Faça-nos chegar o seu pedido por e-mail ou por telefone para que possamos apresentar a solução que procura. Se tiver dúvidas sobre as características dum destino e como ele se pode adequar às suas preferências, sugerimos o recurso ao contacto pessoal ou telefónico, permitindo uma interacção mais produtiva em termos de troca de ideias e esclarecimento de dúvidas. Tal como um alfaiate precisa de tirar medidas e fazer provas, as soluções apresentadas pel’O Peixe Voador são tão mais adequadas às expectativas dos Clientes quanto melhor for o conhecimento que tivermos do que pretende.

Como posso saber o valor exacto duma determinada viagem?
Peça-nos uma proposta para a viagem que pretende fazer. Por norma, as nossas propostas são baseadas em disponibilidades efectivas e reservas de voos confirmadas (sem qualquer espécie de compromisso ou encargo para os Clientes) aquando da sua elaboração. Para tal, basta que depois de acertado o programa da viagem nos faculte o primeiro e último nome das pessoas que poderão viajar (conforme consta dos respectivos passaportes ou outro documento adequado ao destino em causa) para apresentarmos uma proposta detalhada e com preços garantidos durante um determinado período, correspondente à validade das reservas de aviação.

O Peixe Voador também apresenta soluções de viagens pré-formatas?
Sim. Há alguns destinos para os quais existem no mercado generalista soluções perfeitamente compatíveis com as aspirações de quem os visita com o especial intuito de mergulhar. Nesses casos, O Peixe Voador apresenta as soluções de alojamento e contratação de centros de mergulho que considera mais adequadas.

Posso contratar promoções de operadores através d’O Peixe Voador?
Sim. Não só pode contratá-las como também tomar conhecimento das que consideramos mais interessantes em termos de mergulho através da página de “Oportunidades” do nosso site.     • VOLTAR •


Viagem e Logística


Posso recorrer a’O Peixe Voador para tratar das formalidades inerentes à viagem?
Sim, O Peixe Voador pode assegurar todas as questões burocráticas e formais necessárias. Consoante as particularidades de cada destino, esse serviço poderá implicar um pagamento adicional.

As taxas governamentais ou semelhantes podem ser pagas antes do início da viagem?
Depende, mas é frequente que este tipo de encargos associados a uma viagem tenham obrigatoriamente que ser pagos no local, e em alguns casos esses pagamentos têm mesmo que ser feitos em dinheiro. Consulte os aspectos “A ter em conta” em cada um dos destinos ou contacte-nos para saber as particularidades aplicáveis a cada destino.

Como obtenho informação detalhada sobre os cuidados de saúde a ter em conta em cada destino?
A Organização Mundial de Saúde actualiza periodicamente a informação específica associada a cada destino, alertando para as situações que devem ser tidas em conta pelos viajantes. Tratando-se dum serviço da área da saúde, O Peixe Voador estabeleceu uma parceria com uma empresa que faz consultas de ‘medicina do viajante’, às quais recomendamos que recorra para obter informação actualizada e profissional.

Com que antecedência devo estar no aeroporto?
Consoante as companhias de aviação e o destino final da viagem, o check-in dos voos fecha entre 60 a 90 minutos antes do horário previsto para a sua partida. Contudo, quanto menor for a antecedência com que se chega ao aeroporto, maior é o risco da bagagem não chegar ao avião a tempo e ficar para trás, o que é particularmente desagradável para quem viaja com o intuito de mergulhar. Como as férias são sempre agradáveis, sugerimos que antecipe o mais possível o seu início e evite correrias para o aeroporto – são as suas férias que estão em causa!

Posso levar bagagem adicional pelo facto de transportar equipamento de mergulho?
Algumas companhias aéreas praticam políticas de excepção para o transporte de equipamento de mergulho, e há também companhias com que O Peixe Voador tem acordos especiais relativamente à bagagem dos seus Clientes. Em qualquer dos casos, deverá sempre informar-nos a esse respeito no acto da reserva, pois tratam-se de serviços que devem ser solicitados com antecedência e ficam sujeitos a confirmação. Consulte os aspectos “A ter em conta” em cada um dos destinos ou contacte-nos para saber as particularidades aplicáveis a cada destino.

O que posso fazer relativamente ao transporte do meu equipamento fotográfico?
Pela sua sensibilidade e valor, é desejável que este tipo de equipamento seja transportado como bagagem de mão, relativamente à qual uma boa parte das companhias de aviação tem restrições muitas vezes incompatíveis com os volumes e pesos a transportar. A melhor solução é apelar ao bom senso dos técnicos de tráfego dos aeroportos, mostrando-lhes com toda a simpatia que se trata de equipamento cujo transporte como bagagem de porão envolve riscos pouco desejáveis tanto para si como para a companhia.

Tenho que levar o meu equipamento para mergulhar ou posso alugar localmente?
A quase totalidade dos centros de mergulho com que cooperamos dispõe de equipamento para alugar. Por norma, o valor do aluguer deve ser adicionado aos preços dos mergulhos, embora haja alguns centros de mergulho (muito poucos) que praticam tabelas idênticas para os Clientes que usam equipamento próprio ou alugado.

Posso fazer uma viagem e tirar um curso de mergulho durante as férias?
Sim, a quase totalidade dos centros com que operamos nos diversos destinos também ministra cursos de mergulho. No entanto, há vantagens em fazer o curso em Portugal que sugerimos tenha em consideração, tais como a barreira linguística, evitar gastar tempo de férias numa sala de aula ou o facto das condições do mar permitirem depois mergulhar em qualquer lugar sem dificuldade, o que ao contrário já não é verdade. Outra alternativa é fazer uma parte do curso em Portugal e terminá-lo durante as férias (contacte-nos para lhe apresentarmos soluções deste tipo).

É possível ocupar o quarto para além dos horários habituais?
Sim. Em regra, o check-in nos hotéis é feito após as 14h00 e o check-out sempre até às 12h00, mas se os horários dos voos ou outros aspectos do programa da viagem o aconselharem podem sempre solicitar-se adaptações personalizadas destes horários, ainda que possam determinar o pagamento de algum suplemento.

O que está incluído nas estadias em hotéis?
Dependendo do regime alimentar escolhido, a sua estadia poderá incluir apenas o pequeno-almoço ou também as outras refeições do dia. Por norma, O Peixe Voador sugere as opções possíveis no decurso do planeamento da viagem, em função das alternativas existentes no próprio hotel ou nas suas imediações, e ponderando igualmente os custos de cada uma delas. Algumas unidades hoteleiras têm particularidades muito específicas que são indicadas aquando da apresentação das condições da viagem.

As bebidas às refeições nunca estão incluídas?
Por princípio, não. Apenas os regimes de ‘tudo incluído’ incluem o consumo de bebidas às refeições, e até fora delas, mas mesmo nesse caso se aplicam restrições específicas de cada unidade hoteleira, designadamente em termos de horários e de tipos de bebidas.

Se optar por um regime de ‘meia pensão’, posso escolher entre almoço ou jantar?
Na esmagadora maioria dos casos, não. O regime de ‘meia pensão’ inclui por regra o pequeno-almoço e o jantar, mas poderá pontualmente ser tentada uma negociação particular sobre este aspecto com os responsáveis locais das unidades hoteleiras.

As gratificações estão incluídas no preço da viagem?
Salvo casos extraordinários de algumas viagens de grupo, as gratificações nunca estão incluídas no valor das viagens; são uma decisão livre e individual de cada um em função da satisfação com os serviços prestados nos destinos, eventualmente tendo também em conta as realidades culturais específicas de cada local. Em casos muito excepcionais, há valores de gratificações obrigatórias, os quais são previamente informados pel’O Peixe Voador durante a programação da viagem.

A que contactos posso recorrer em caso de algum imprevisto durante a viagem?
Consoante a natureza do imprevisto, poderá recorrer aos representantes dos nossos parceiros em cada destino, cujos contactos farão parte da documentação de viagem, aos elementos da equipa d’O Peixe Voador (os nossos telemóveis estão ligados em permanência) ou à linha de assistência do seguro de viagem, que também estará mencionada na sua documentação.     • VOLTAR •


Pagamentos e Documentação


Como posso pagar a minha viagem?
Os pagamentos a’O Peixe Voador podem ser realizados por depósito directo na nossa conta ou transferência bancária. Os pagamentos com cartões de crédito são possíveis apenas mediante visita às nossas instalações e o respectivo terminal não opera com cartões de débito. No decorrer dos contactos para concretização da viagem serão indicados todos os dados necessários para a realização de pagamentos.

Quando devo fazer o pagamento dum sinal?
Após confirmação dos serviços envolvidos na viagem, será solicitado o pagamento dum sinal cujo montante pode variar em função do valor das passagens aéreas, as quais – por norma – só são emitidas mediante pré-pagamento integral. Consoante a natureza e políticas específicas dos prestadores de serviços envolvidos, poderá ser pedido um pagamento por tranches.

Com que antecedência tenho que fazer o pagamento total da viagem?
Salvo in
dicação em contrário no decorrer da organização da viagem, o pagamento integral deve ser feito até 30 dias antes da data da partida, ou no momento da confirmação da viagem, sempre que esta ocorra com uma antecedência inferior.

Posso receber a documentação de viagem sem me deslocar a’O Peixe Voador?
Na maior parte dos casos, sim, os documentos de viagem podem ser enviados por via digital e impressos por si. Se as particularidades do destino ou da viagem obrigarem ao envio de algum documento específico original, recorremos ao tradicional correio.

Como obtenho uma factura da viagem?
Aquando dos acertos finais de pagamentos e documentação, deve indicar-nos o nome ou denominação oficial (no caso de pessoas colectivas) da entidade em nome da qual pretende que emitamos a factura, bem como o domicílio fiscal ou sede social e número de identificação fiscal.     • VOLTAR •


Seguros


A viagem inclui algum tipo de seguro?
O Peixe Voador cumpre com a obrigação determinada pelo estado português de fazer um seguro de Acidentes Pessoais e Assistência em Viagem para todos os viajantes, sempre e quando haja a contratação de mais do que um serviço. Quando a situação específica não determina essa obrigação, sugerimos a contratação opcional dessa cobertura. Este seguro exclui explicitamente todos e quaisquer acidentes, e respectivas consequências, decorrentes da prática do mergulho.

Posso fazer um seguro adicional para garantir os acidentes decorrentes da prática de mergulho?
Sim, O Peixe Voador põe à disposição dos seus Clientes uma cobertura adicional, de contratação opcional, específica para os acidentes ocorridos na prática do mergulho. Este seguro pode ser contratado apenas pelo período correspondente à duração da viagem e responde à obrigação existente em alguns destinos de se possuir um seguro com coberturas específicas para a prática do mergulho.

Posso fazer um seguro do meu equipamento?
Sim, O Peixe Voador contratou uma apólice com uma cobertura específica e bastante abrangente para o risco de transporte de equipamento de mergulho. A contratação desta cobertura é opcional e fica ao livre arbítrio de cada um, estando sujeito ao preenchimento duma proposta e à aceitação prévia da Seguradora.

Se tiver que cancelar a viagem, há algum seguro que me garanta o pagamento dos possíveis gastos inerentes?
Sim, O Peixe Voador põe à disposição dos seus Clientes uma apólice de contratação opcional com uma cobertura específica e abrangente para situações de cancelamento, a qual inclui também a eventualidade de alguma situação clinicamente comprovada que impeça a prática do mergulho, ainda que sem impedir a possibilidade de viajar.     • VOLTAR •


Garantias legais


Que garantias tenho no caso de alguma na minha viagem coisa não correr como contratado?
A Próxima Viagem, Lda. (empresa que detém os direitos de comercialização da marca “O Peixe Voador”) possui alvará emitido pelo Turismo de Portugal, E.P. para o exercício da actividade de agência de viagens e cumpre com todas as obrigações inerentes determinadas pela legislação portuguesa, as quais incluem nomeadamente um seguro de responsabilidade civil destinado a ressarcir os nossos Clientes pelos danos originados por erros ou omissões que nos possam ser imputados, e um seguro de caução. O Peixe Voador é também aderente do Provedor de Cliente da APAVT (Associação Portuguesa de Agentes de Viagens e Turismo), ao qual poderão ser dirigidas quaisquer reclamações relacionadas com a nossa actuação que os nossos Clientes entendam como válidas.     • VOLTAR •


Consulte-nos para mais informações clicando Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.!

O Peixe Voador é uma marca registada comercializada sob responsabilidade da Equador e Mendes, Agência de Viagens e Turismo, Lda.
Sede Social: Torre Oriente, Av. Colégio Militar 37F 5°, 1500-081 Lisboa. Capital Social EUR 100 000. Matric. CRC Lisboa/NIPC n.º 505 184 958. RNAVT n.º 2356.