Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

Yap

Perdidos no meio do Pacífico...
As ilhas do Oceano Pacífico povoam o nosso imaginário como sendo pequenos pontos verdes perdidos numa colossal massa azul, onde a fronteira entre sonho e realidade é ténue. São destinos de férias de sonho, tão longe de nossas casas e aparentemente de tão difícil acesso. Este será porventura o preço a pagar, para estar a um passo do céu. Mergulhe ou não, verá as suas forças retemperadas, a sua mente curada das doenças citadinas e, acima de tudo, será feliz, por ter dado a si próprio a oportunidade de estar por breves instantes no paraíso. Seja muito bem vindo à fabulosa Micronésia.


O destino de mergulho que lhe propomos é a Ilha de Yap, que faz parte de um extenso conjunto de ilhas que formam os Estados Federados da Micronésia. O seu posicionamento estratégico, fez com que a sua "cara" fosse moldada ao longo dos anos, tanto por colonizadores e mercadores, como pela guerra. O resultado foi uma deliciosa conjugação de paisagem tropical - azul do mar e verde da selva - com construções que nos fazem lembrar gerações de outrora. Contudo, os traços culturais dos povos indígenas nunca se desvaneceram, tendo sido tão bem preservados, que hoje em dia fazem parte dos atractivos desta ilha.


A VIAGEM      •      PARA MERGULHAR       •      SUBMERSO      •      A TER EM CONTA


A viagem

Quando ir
Apesar de estatisticamente chover mais entre Junho e Outubro, a realidade é que a Ilha de Yap goza de um clima abençoado pelos Deuses. Esta é a crença popular, baseada no facto da ilha ser sistematicamente poupada à força destruidora dos furacões. Os meses de Maio e de Novembro - que são os meses de transição - serão para evitar. Contudo, a estação das chuvas não está claramente definida, ou seja, há que contar com o típico clima tropical, que não é mais do que um agradável equilíbrio entre as forças da Natureza. Entre Novembro e Maio, o vento é mais acentuado, podendo por vezes desarrumar um pouco o mar. Conte portanto com mergulhos secos e mergulhos molhados, em qualquer altura do ano, mas sempre com a maior das qualidades a que nos habituaram estas paragens.

Onde ficar
A nossa proposta vai no sentido de lhe sugerir o Trader's Ridge Resort. Este hotel é o exemplo perfeito de como é possível misturar de forma harmoniosa, paisagens verdes e tropicais com edifícios de arquitectura europeia dos finais do século XIX. Ficará num hotel de apenas dois pisos, soberbamente integrado nos jardins, onde o ex-libris é o restaurante e a vista que se tem de lá. Em tempos foi um posto de observação do exército japonês, sendo agora um ponto de degustação gastronómica ou de meditação. Consoante o seu budget ou vontade, poderá optar por um quarto com vista para o jardim, com vista para o mar ou então pelas suites. Em Yap existe apenas um hotel com praia mesmo em frente e não é o que recomendamos. A nossa maior preocupação recai nas condições para a prática do mergulho, naturalmente. E no seu conforto também.

Além do mergulho
Esta ilha tem a particularidade de ter um recorte muito acentuado, criando em seu redor uma imensidão de pontos de vista espectaculares. Qualquer passeio será sempre muito compensador. Mas as actividades multiplicam-se. Para os acompanhantes dos mergulhadores, uma sessão de apneia numa das inúmeras baías abrigadas, permitirá ter um vislumbre da sempre espectacular vida marinha existente em águas tropicais. Em qualquer altura, poderá fazer vela, mas muito mais exóticos serão os passeios de caiaque que poderá fazer por entre canais e mangais. A vista, não sendo ampla, é soberba. Mas a aventura reina neste ilha, e os despojos de guerra são algo a não perder. Uma grande parte está perdida algures no meio da selva, sendo um excelente pretexto para partir à exploração de trilhos pelo meio da vegetação.

Extensões
Tendo em conta o isolamento desta ilha, sugerimos que canalize algum do seu tempo numa paragem "técnica" durante a sua viagem, nomeadamente em Manila. Dois dias bastarão para que tenha o contacto possível com uma cidade de violentos contrastes, mas com uma herança cultural muito forte. A gastronomia, os bairros velhos ou o comércio, tudo se mistura, num aparente equilíbrio de caos e ordem. Consulte-nos para obter mais informações sobre este destino. Um stop over no Bahrain poderá ser um programa aliciante, sobretudo pelo confronto com uma cultura muito diferente da nossa.     • VOLTAR •


Para mergulhar

Centro de mergulho
É uma das nossas justificações para lhe propor o Trader's Ridge Resort. Tem um centro de mergulho mesmo à porta - literalmente - a cair para dentro do mar, com uma doca privativa. Chama-se Trader's Ridge Dive Center. Trata-se de um edifício de apenas um piso, construído deliberadamente para a prática do mergulho. Da estrutura do próprio edifício nasce um passadiço com uma curta escada que se liga à doca onde os barcos estão atracados. Caso não tenha o seu próprio equipamento de mergulho, poderá alugar à peça localmente. Conte com as mordomias do costume, como seja, zonas de lavagem e secagem do equipamento, oficina de reparação, etc. O nitrox está disponível e é gratuito para todos os mergulhadores certificados no uso deste gás. Conte ainda com uma frota de quatro embarcações rígidas, com diferentes dimensões e motorizações, por forma a adequar cada saída a cada grupo ou destino.

Operação e logística
Uma saída de barco normal é feita pela manhã e inclui dois mergulhos. Os tempos de navegação variarão entre os 5 e os 40 minutos. As profundidades são escrupulosamente controladas, com um limite de 30 metros para mergulhadores de nível II. Por outro lado, não existe limite de tempo de fundo, podendo cada mergulhador estender o seu tempo imerso até aos limites seguros. Caso queira, e depois de ter tido um primeiro contacto com o recife, poderá mergulhar apenas com o seu parceiro, sem a necessidade de ter um guia ou de estar integrado num grupo. Excelentes notícias para os fotógrafos e videógrafos subaquáticos, que assim poderão captar imagens "limpas" de bolhas e de outros mergulhadores. De qualquer das formas, os grupos terão no máximo seis mergulhadores, para garantir uma qualidade elevada de serviço. E algum sossego também! O intervalo de superfície inclui um almoço muito ligeiro. Poderá também mergulhar de tarde ou de noite, sendo ambos os casos saídas simples.

Adicionais
A organizar localmente, poderá mergulhar com tubarões - alguém os alimentará - ou então poderá optar por uma incansável busca pelas mantas gigantes. Em qualquer dos casos, uma coisa é certa: não regressará indiferente! • VOLTAR •


Submerso

Temperatura e visibilidade
Temos boas notícias para lhe dar: em redor de Yap, a temperatura da água do mar pouco ou nada varia ao longo do ano. Consoante a época, conte com mínimas de 27º e máximas de 29º. O seu fato de 3mm será o ideal para este destino de mergulho. Nem pense em levar gorro! Quanto a visibilidades, melhor é difícil. Nas zonas de alimentação das mantas, por exemplo, a concentração de plâncton significa muitas mantas, mas menos visibilidade, podendo andar na casa dos 10 metros. Alguns mergulhos pela manhã, nomeadamente os à deriva, poderão ter visibilidades estonteantes, para cima dos 40 metros! Em média, conte com cerca de 30 metros de visibilidade. Acredite ou não, o melhor será ir lá verificar.

Tipo de mergulhos
Tal como a costa de Yap, assim os recifes em seu redor são muito variados, sendo possível praticar vários tipos de mergulho, para todos os gostos e qualificações. Assim, poderá fazer mergulhos em paredes verticais, mergulhos à deriva em correntes que poderão ser fortes, mergulhos entre cardumes de mantas, mergulhos com alimentação de tubarões - com muita adrenalina - mergulhos profundos, caso tenha habilitações para isso e mergulhos em naufrágios, para os mais ávidos de histórias dramáticas em redor dos afundamentos. Por incrível que pareça, poderá alinhar num mergulho de procura pelo fabuloso Mandarin, um peixe muito difícil de observar. Mas dará certamente fotografias fabulosas.

O que se pode ver
Começando pela bicharada grande, poderá observar Napoleões, Barracudas, Tartarugas, Mantas e Tubarões. No universo das cores, poderá deliciar a vista com recifes totalmente cobertos por Coral duro e mole, onde os peixes de menor porte fazem as suas posturas. Se for fã de criaturas mínimas, prepare-se para ter muitos momentos emotivos, tal é a sua abundância nos recifes em redor de Yap. Os nudibrânquios são invulgares, com formas curiosas, roçando por vezes o absurdo. Por sua vez, os naufrágios albergam uma imensidão de espécies que neles encontraram a sua nova casa. Se for um mergulhador cheio de sorte, pode ser que consiga ver um casal de Mandarins a fazer uma dança de acasalamento, ou então um pré-histórico Nautilus aparentemente perdido no meio do azul...

Hot spots
Sem dúvida alguma, Miil Channel, onde poderá presenciar um espectáculo protagonizado por uma imensidão de mantas gigantes. Este canal, com cerca de 30 metros de profundidade, serve de palco para as mantas se alimentarem, aproveitando as correntes ricas em plâncton. Os graciosos bailados destes gigantes serão algo de topo na sua lista de experiências subaquáticas. Entre Dezembro e Abril, poderá assistir a rituais de acasalamento.

Saídas especiais
A organizar localmente, existirá sempre a possibilidade de fazer mergulhos em zonas mais remotas e/ou mais exclusivas, tendo como objectivo a observação de outras espécies ou outros naufrágios. Para tal, teremos que consultar o nosso parceiro no destino. • VOLTAR •


A ter em conta

Cuidados de saúde
É desaconselhável consumir água canalizada, visto que poderá provocar distúrbios indesejáveis aos visitantes. Não há registo de doenças que obriguem a vacinação. Em caso de dúvida, sugerimos que faça uma Consulta do Viajante.

Formalidades
Terá que possuir um passaporte válido por pelo menos seis meses e ter também uma passagem de regresso. Para estadias inferiores a 30 dias, não será necessário a obtenção de visto.

Bagagem
A Gulf Air e a KLM têm políticas de bagagem diferentes. Sugerimos que consulte os links em rodapé, contudo cá estaremos para o ajudar na sua próxima viagem.

Aspectos práticos
AA moeda oficial de Yap é o Dólar Americano. Convém que leve algum numerário consigo, porque não existem terminais ATM na ilha. O Trader's Ridge Resort é o único hotel que aceita pagamentos com cartões de crédito. Para que fique descansado, Yap tem uma câmara hiperbárica.


Valor indicativo

• TOPO •



Peça-nos um orçamento através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do número 21 300 70 10.

O Peixe Voador é uma marca registada comercializada sob responsabilidade da Equador e Mendes, Agência de Viagens e Turismo, Lda.
Sede Social: Torre Oriente, Av. Colégio Militar 37F 5°, 1500-081 Lisboa. Capital Social EUR 100 000. Matric. CRC Lisboa/NIPC n.º 505 184 958. RNAVT n.º 2356.