Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

Paradise Taveuni

As fabulosas e muito exclusivas Fiji
Este é daqueles destinos de viagem que habita o nosso imaginário; tem fama q.b., tem praias idílicas, tem palmeiras a tombar mar adentro, tem um turismo de elevada qualidade, tem um mar com cores irreais, enfim, mais um destino de topo para incluir na lista do que fazer por este mundo fora. São mais de 300 ilhas para poucos habitantes, que se aglomeram na ilha principal, Viti Levu. Imagine-se então em praias tão exclusivas quanto a própria estrutura social deste arquipélago assim o quis. Agradeçamos aos bravos navegadores de outrora, que ocuparam estas terras e que souberam preservá-las até aos dias de hoje.


Como o nosso compromisso é que se perca nesta encruzilhada verde e azul em pleno Oceano Pacífico, propomos que fique hospedado na Ilha de Taveuni. É a terceira maior ilha do arquipélago, mas é pequena. Mais ou menos no extremo Oeste da costa Norte fica o Paradise Taveuni Resort, e é para lá que o queremos mandar! Entre o azul do mar e o verde das encostas de um vulcão, fica a sua linha de descanso e comunhão com os prazeres mundanos. Perca-se por entre palmeiras e rituais guerreiros que recordam batalhas de outrora, protagonizadas por etnias com uma presença ainda forte. Mas acima de tudo, o segredos do mar são absolutamente indescritíveis. Só mesmo lá indo.


A VIAGEM      •      PARA MERGULHAR       •      SUBMERSO      •      A TER EM CONTA


A viagem

Quando ir
As Ilhas Fiji foram contempladas com um clima quase que perfeito. Usufruem de um clima tropical temperado, com duas estações mais ou menos definidas. A estação seca, de Maio a Outubro, é a altura ideal para uma semaninha de férias, com pouca chuva a cair do céu e uma temperatura entre os 26 e os 30º. Já nos restantes meses, a humidade aumenta, assim como a chuva, que poderá ser curta e forte. A temperatura do ar sobe um pouco mais, sendo mais notória a variação quando se sobe a montanha. Mesmo fora de época, dificilmente será alvo de furacões ou tempestades tropicais, mas de facto, no nosso Verão será o ideal. A temperatura média durante o dia e ao nível do mar, ronda os 25º.

Onde ficar
Um dos aspectos interessantes do ponto de vista do turismo com qualidade, prende-se com o facto deste destino ser de facto muito exclusivo. Para além da distância a que se encontra dos grandes polos de potênciais visitantes, a própria distribuição da população local deu também o seu contributo. Senão vejamos: menos de um milhão de habitantes, 75% dos quais estão na maior e principal ilha, Viti Levu. Ora isso significa que todas as outras ilhas poderão mesmo ser espaços completamente exclusivos para meia dúzia de felizardos que optem por passar lá uns tempos. O Paradise Taveuni Resort é o exemplo perfeito deste conceito; uma dezena de bungalows a que localmente chamam de "Bures", espalhados por um terreno enorme, para que a privacidade seja total. Para além de todo o luxo e conforto que se espera de um alojamento deste tipo, conte ainda com uns deliciosos pátios interiores, totalmente privativos, onde poderá tomar banho ao ar livre.

Além do mergulho
Sendo as Fiji um país unido pela água, será por esse meio também que terá acesso a uma série de actividades locais, por forma a tornar a sua estadia ainda mais completa. Para além de ser possível fazer visitas a outras ilhas, numa procura de mais contacto com a cultura local, poderá optar por uma quantidade de actividades viradas para o contacto directo com a natureza. Assim sendo, poderá andar de mota de água, poderá fazer passeios pela montanha, daqueles em plena selva, poderá ainda andar de caiaque a descobrir a beleza da costa local. Com um pouco mais de adrenalina, poderá fazer pesca desportiva, enquanto que se quiser recuperar anos de vida, poderá adormecer num SPA ou então optar por uma massagem em plena praia. E que tal aprender a dança local, a "meke"?

Extensões
Tendo em conta as duas rotas que lhe propomos, poderá passar alguns dias a visitar Los Angeles, ou então Auckland. Venha o diabo e escolha! Como alternativa e uma vez em território neo-zelandês, porque não aproveitar e dar um salto à Nova Caledónia? Estará tão perto que será difícil desperdiçar a oportunidade.     • VOLTAR •


Para mergulhar

Centro de mergulho
O operador de mergulho que o irá levar para dentro de água fica em pleno resort, mesmo junto à praia, para total comodidade dos mergulhadores. Chama-se Pro Dive Taveuni e é propriedade do próprio resort. Um dois-em-um, portanto. É um centro de mergulho muito simples - para não ferir a paisagem - e possui as facilidades habituais, como seja, zonas de lavagem e secagem, zonas de arrumação, uma pequena sala de aula e uma pequena loja. Poderá alugar material de mergulho, assim como usufruir do precioso nitrox, caso tenha certificação, claro. Um pequeno pontão meio natural, meio artificial serve de ancoradouro para uma sensacional embarcação de mergulho, parcialmente cabinada e com um enorme toldo por cima.

Operação e logística
Uma das grandes mais-valias deste destino e deste resort em concreto, é a facilidade com que se mergulha. Tendo em conta a limitada capacidade do resort, o centro de mergulho tem a capacidade de se ajustar a cada mergulhador. Poderá optar por fazer saídas duplas, para spots de mergulho mais afastados, ou então fazer saídas simples, para que o intervalo de superfície seja o ideal. Em qualquer altura do dia poderá mergulhar a partir de terra, sem custos adicionais (mediante determinadas condições): basta equipar e entrar na água pela praia, em direcção ao recife mais próximo. Poderá ainda fazer mergulhos nocturnos, no housereef ou então de barco, em spots um pouco mais afastados.

Adicionais
Mergulhos nocturnos ou saídas especiais não estão incluídos nos programas pré contratados, mas poderão ser adicionados opcionalmente e pagos no local. Caso compre o pacote de mergulho Pro, que são 10 mergulhos normais de barco mais um mergulho nocturno, terá direito a mergulhar a partir de terra de forma ilimitada. O housereef espera por si. • VOLTAR •


Submerso

Temperatura e visibilidade
Entre Fevereiro e Junho, a temperatura da água andará entre os 27º e os 29º. Entre Julho e Outubro, supostamente a melhor altura para visitar as Fiji, a temperatura baixa dos 27º até aos 25º, subindo de novo até aos 26º ou 27º no final do ano. Este padrão de variações está em harmonia com a estação seca, um pouco mais fresca e a estação da chuva, mais húmida e mais quente também. Ou seja, existe a possibilidade de ter que levar um fato um pouco mais quente do que o habitual 3mm, para contrariar as temperaturas mais baixas da água nos meses do nosso Verão. E a visibilidade? Será melhor nos meses de Inverno (o nosso Verão), com mais de 30 metros de extensão. Dificilmente baixará dos 20 metros.

Tipo de mergulhos
Para sua comodidade, o centro de mergulho local classificou os mais de 40 spots de mergulho em três níveis, para que possa escolher o seu leque de mergulhos de acordo com a sua experiência. Em relação ao tipo de mergulhos, o que dizer de um local que nasceu fruto da irreverência de um vulcão? As variantes são tantas, que dificilmente repetirá o mesmo tipo de mergulho. Agradeça aos caprichos da lava incandescente a escorrer. Poderá mergulhar em pináculos, em enormes lombas e desfiladeiros, poderá mergulhar em paredes verticais, com grutas escondidas, poderá mergulhar em suaves declives ou partir em direcção ao desconhecido, ao sabor de um mergulho em corrente. Desde junto à superfície até aos 65 metros, terá um longo percurso a percorrer. Aproveite!

O que se pode ver
A fama dos spots de mergulho nas Fiji acenta em grande parte na exuberância dos recifes. São áreas a perder de vista, repletas de cores e formas. Dizem inclusivamente que é das melhores zonas para ver coral mole. De qualquer forma, vá preparado para ver bicharada pequena e bicharada grande. Desde as pequenas e bizarras criaturas, como sejam os nudibrânquios, até a tubarões, tudo é possível. No mesmo mergulho poderá estar a observer o recife, na procura de mais um detalhe e ser surpreendido por uma barracuda ou uma tartaruga, vindos do azul. Não sendo exaustivo, conte com uma enorme abundância das espécies de peixe e de coral características do Pacífico, mas acima de tudo, conte com um recife repleto de coral mole absolutamente fabuloso. Se tiver sorte, pode ser que ainda veja uma manta.

Hot spots
Pinnacles, em Vuna Reef. É um mergulho de nível 3, que poderá ter bastante corrente, daí ser um íman para muito peixe e alguma bicharada maior. As paredes dos pináculos estão cobertas de coral mole, que cresce ao sabor da corrente. Mas o melhor mergulho será porventura The Great White Wall, uma parede vertical dos 15 aos 65 metros, com formações de coral mole branco a produzirem um espectáculo impressionante. É considerado por muitos como um dos dez melhores mergulhos do mundo. De um lado, uma parede em tons branco-pérola, do outro lado, um azul profundo, onde tudo poderá acontecer...

Saídas especiais
Localmente, poderá organizar mergulhos em recifes mais afastados do resort, poderá fazer saídas duplas ou aproveitar para explorar os novos spots que vão sendo somados ao cardápio. • VOLTAR •


A ter em conta

Cuidados de saúde
Não há registo de doenças que obriguem a vacinação. No entanto, em caso de dúvida, recomendamos que vá a uma Consulta do Viajante. O resort que propomos tem uma estação de tratamento da água sob um forte controle de qualidade, o que signfica que enquanto estiver dentro do resort, poderá beber água da torneira à sua vontade. Tome cuidado com o sol, que será sempre forte.

Formalidades
À chegada a Nadi, ser-lhe-á concedido um visto gratuito com a validade de quatro meses. O seu passaporte terá que ter validade de pelo menos três meses após a data de saída.

Bagagem
Tanto a British Airways como a Air New Zealand têm políticas particulares de permissão e excesso de bagagem. Sugerimos a consulta dos links em rodapé.

Aspectos práticos
A moeda oficial das Ilhas Fiji é o Dólar das Fiji. Para que possa visitar alguns locais em redor do resort sugerimos que troque Euros por Dólares no aeroporto ou no próprio resort. Como referência, um Euro vale aproximadamente 2,5 Dólares. Recordamos que a amplitude térmica pode ser acentuada, tanto na montanha como no mar. Vá preparado!


Valor indicativo

• TOPO •



Peça-nos um orçamento através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do número 21 300 70 10.

O Peixe Voador é uma marca registada comercializada sob responsabilidade da Equador e Mendes, Agência de Viagens e Turismo, Lda.
Sede Social: Torre Oriente, Av. Colégio Militar 37F 5°, 1500-081 Lisboa. Capital Social EUR 100 000. Matric. CRC Lisboa/NIPC n.º 505 184 958. RNAVT n.º 2356.