Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

Sharm El Sheikh

...ou Naama Bay
Na extremidade sul da península do Sinai, fica uma outrora pequena localidade de pescadores, baptizada de Sharm el Sheikh. Devido à enorme riqueza dos seus recifes, a procura deste local perdido cresceu, ao ponto de dar origem a uma indústria especializada no mergulho. Um pouco para leste, a Baía de Naama, vulgarmente conhecida como Naama Bay foi palco de um boom de hotéis e centros de mergulho. É um ponto colorido numa das extremidades do deserto, ponto de confluência de mergulhadores sobretudo europeus.


No meio desse aparente caos, o Camel Dive Club exibe com orgulho os seus vinte anos de operação de mergulho de grande qualidade. Em seu redor, tanto os restaurantes como as lojas multiplicam-se a perder de vista. A noite não acalma os ânimos, antes pelo contrário. É um local com uma excelente vida nocturna, por vezes difícil de compatibilizar com os mergulhos. Bem-vindos à Meca do mergulho, bem-vindos a Sharm el Sheikh.


A VIAGEM      •      PARA MERGULHAR       •      SUBMERSO      •      A TER EM CONTA


A viagem

Quando ir
Com um gráfico anual de pluviosidade de praticamente zero - com uma humidade relativa também próxima do zero - toda esta zona em redor da ponta sul do Sinai desfruta de condições excepcionais para o mergulho durante todo o ano. Se no inverno a água fica um pouco mais fria, a temperatura do ar é muito agradável. Já nos meses de verão, o excesso de calor diurno traz também água muito quente, permitindo mergulhar vezes sem conta. O vento é uma constante no Estreito de Tiran.

Onde ficar
Deve ficar no Camel Dive Club. São os nossos parceiro de eleição. Têm uma operação de mergulho soberbamente montada, fruto duma excelente organização e das facilidades logísticas existentes. O hotel em si nada tem de luxuoso; mas tem um ambiente que cativa qualquer um, seja pela sua simplicidade, seja pelo staff, seja pelos dois restaurantes que tem. A comida é soberba, por sinal. O Camel Dive Club fica na ponta sul de Naama Bay, precisamente de onde partem os barcos para as saídas diárias.

Além do mergulho
A praia está a escassos metros do hotel. Não é uma praia de areia branca, afinal de contas estamos em pleno deserto, mas permite tomar um banho relaxante. Pode-se perder nas lojas que parecem não ter fim, pode ir andar de moto-quatro para o deserto, bem como fazer apneia, se não for mergulhador. Pode ir visitar o Mosteiro de Santa Catarina, perdido no meio do Sinai e apreciar uma paisagem arrebatadora.

Extensões
O Egipto foi o berço de uma das civilizações mais avançadas da antiguidade. Recomendamos uma visita às pirâmides de Gizé, tal como uma passagem por Luxor, por muitos intitulada de maior museu ao ar livre do mundo. Existe também a possibilidade de passar alguns dias relaxantes num cruzeiro pelo rio Nilo. Consulte-nos.     • VOLTAR •


Para mergulhar

Centro de mergulho
Fica dentro do hotel, espalhado por várias zonas. Mas tudo acontece na zona da entrada do hotel, onde existe um enorme espaço de convívio e onde é também o ponto de encontro para as saídas diárias. As salas de aulas situam-se numa zona mais sossegada, tal como a piscina, onde se fazem as primeiras imersões para quem estiver a tirar o primeiro curso de mergulho. O nitrox está disponível e é gratuito para futuras visitas, para todos aqueles que tirarem o curso de nitrox com o Camel Dive Club.

Operação e logística
Tanto os centros de mergulho, como os barcos estão mesmo ao pé dos hotéis, nada de O ponto de encontro é sempre na zona de convívio, mesmo em frente à entrada do hotel. Daí, apenas temos que fazer um curto passeio até ao cais de embarque, onde o staff se encarrega de mostrar os passaportes dos mergulhadores, caso o destino seja o Parque Nacional de Ras Mohammed. O seu equipamento de mergulho irá estar sempre à sua espera no barco, pelo que apenas terá que se preocupar com os seus objectos pessoais e com o seu equipamento de fotografia ou vídeo. O almoço a bordo, que recomendamos, custa cerca de sete Euros e tem que ser pago diariamente no barco. Cada saída inclui dois mergulhos pela manhã, com a possibilidade de fazer um terceiro mergulho pela tarde.

Adicionais
Mergulhos nocturnos, uma ou duas vezes por semana. Mergulhos em Dahab, consoante as inscrições. Mergulhos em naufrágios. O centro de mergulho está preparado para receber mergulhadores deficientes motores, estando apto tanto para fazer mergulhos como para dar formação. É também um local soberbo para ter formação em mergulho técnico. • VOLTAR •


Submerso

Temperatura e visibilidade
A amplitude térmica da água em redor do Sinai chega a ser de 10ºC. Pode parecer muito, mas tendo em conta que a mínima não baixa dos 20º e a máxima toca nos 30º, um fato de três milímetros para o verão e um de seis para o inverno resolvem a questão. A visibilidade é sempre boa. Por norma não baixa dos quinze a vinte metros, podendo ultrapassar os trinta. Nos naufrágios é tendencialmente mais baixa.

Tipo de mergulhos
Existem todos os tipos de mergulho. Mergulho fácil em recifes próximos, mergulhos em parede no Parque Nacional de Ras Mohammed, onde os encontros com Tubarões e Barracudas têm data marcada para Julho. Mergulhos em corrente, mergulhos de fundo e mergulhos no azul. Os naufrágios acessíveis são dois: O Dunraven e o Thistlegorm. Este último é provavelmente um dos melhores mergulhos do Mar Vermelho, mas requer uma viagem de quatro horas. Quando entrar nos seus porões, ainda cheios com a carga original, depressa se esquecerá do trajecto. Devido à proximidade de spots com grandes profundidades, o mergulho técnico está cada vez mais presente.

O que se pode ver
Consoante a época do ano, poderá ver desde a mais pequena criatura até aos monstros marinhos. O recife está muito bem conservado, sobretudo o Parque Nacional de Ras Mohammed, pelo que não se admire de esgotar o cartão de memória com as inúmeras criaturas que olhos atentos poderão descobrir. Grandes Napoleões fazem-se aos mergulhadores, curiosos em saber o que se passa. Os cardumes de Jackfish chegam a tapar a luz sol e com um pouco de sorte, nos meses de verão, os Tubarões de Pontas Brancas farão dos seu mergulhos algo de inesquecível. Em Jackson Reef, existe uma Anémona que a 28m de profundidade exibe uma exuberante cor vermelha!

Hot spots
O naufrágio Thistlegorm, sem qualquer sombra para dúvida. Afundado pelos alemães em 1941, está a uma profundidade máxima de 33m, perfeitamente direito e tem uma carga sensacional nos seus porões. Exige o sacrifício de se ter que levantar muito cedo, mas vale a pena. No regresso, poderá fazer mais um mergulho no Parque Nacional de Ras Mohammed.

Saídas especiais
Dahab fica a uma hora de carro em direcção a norte. Tem dois mergulhos que recomendamos: o Canyon e o Blue Hole. As saídas fazem-se de terra. Este programa, tal como o do Thistlegorm têm custos adicionais pagos localmente. • VOLTAR •


A ter em conta

Cuidados de saúde
Não é necessário nenhum tipo de profilaxia ou de vacinas. Tenha no entanto cuidado com a água que bebe, que por nada deste mundo deverá ser da torneira. O supermercado mesmo em frente do hotel vende garrafas de água a um preço muito baixo.

Formalidades
É necessário ter um visto, que tanto pode ser adquirido na Embaixada do Egipto em Lisboa, como nas nossas instalações, como à entrada no Egipto. Recomendamos no entanto, que trate deste assunto comodamente connosco.

Bagagem
Se fizer a ligação a Madrid ou Barcelona com a TAP, pode contar com 28Kg de bagagem de porão. Já com a Egypt Air, pode levar até 30Kg de bagagem de porão e pode levar um volume para a cabine com no máximo 8Kg.

Aspectos práticos
Leve um agasalho para as noites mais frescas, caso viaje no inverno. Leve algum dinheiro adicional, porque é difícil resistir à oferta, tanto de peças de artesanato, como de produtos relacionados com o mergulho. A comida é algo condimentada, vá prevenido.


Valor indicativo

• TOPO •



Peça-nos um orçamento através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do número 21 300 70 10.

O Peixe Voador é uma marca registada comercializada sob responsabilidade da Equador e Mendes, Agência de Viagens e Turismo, Lda.
Sede Social: Torre Oriente, Av. Colégio Militar 37F 5°, 1500-081 Lisboa. Capital Social EUR 100 000. Matric. CRC Lisboa/NIPC n.º 505 184 958. RNAVT n.º 2356.