Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

El Gouna

Um mundo de fantasia
El Gouna é uma espécie de "mundo de fantasia" nas margens do Mar Vermelho. Tudo o que se passa dentro do seu perímetro privado e de acesso reservado tem pouco a ver com a realidade do país, desde o sossego da pequena Baixa urbana à moderna rede de infra-estruturas e harmonia da arquitectura. Juntando o cuidadoso planeamento urbanístico a um clima soalheiro durante todo o ano. El Gouna é um local ideal para quem busca momentos de tranquilidade e descanso, tanto visitantes temporários como uma numerosa comunidade imigrante, também ela bem característica e diferente do que se encontra no Egipto.


O Mar Vermelho insinua-se pelos canais artificiais, num desafio permanente de trocar o puro descanso pela descoberta dos encantos submersos. Mergulhar é uma das melhores formas de ocupar o tempo que se passa em El Gouna, mantendo-se o padrão de tranquilidade que se vive em terra. Os spots de mergulho são quase exclusivos dos centros locais, demasiado longínquos para as inúmeras embarcações que operam a partir de Hurghada, com muito menos gente do que noutros locais do Mar Vermelho. Também por isso são muitos os recifes em óptimo estado de conservação, dando continuidade no mar ao oásis que existe em terra.


A VIAGEM      •      PARA MERGULHAR       •      SUBMERSO      •      A TER EM CONTA


A viagem

Quando ir
Tal como a generalidade do Mar Vermelho, El Gouna é um destino onde se pode ir mergulhar todo o ano. Nos meses de verão, as temperaturas sobem a valores por vezes muito altos e o vento tem tendência a ser um pouco mais forte.

Onde ficar
O complexo de El Gouna tem várias e diferentes opções de hotéis, desde os mais económicos "tudo incluído" até unidades de 5* como o Sheraton e o Mövenpick, que consideramos as melhores opções para quem viaja com acompanhantes que não mergulham. Alguns pequenos boutique hotéis situados no centro de El Gouna, de entre os quais destacamos o Dawar El Omda, são uma boa alternativa.

Além do mergulho
El Gouna foi construída de raiz com um conjunto de infra-estruturas a pensar no lazer, que incluem, por exemplo, uma marina de recreio, campo de golfe, pista de karts e spas. O kite-surf é também uma actividade muito popular, com a pouca profundidade junto à costa a constituir um local ideal para aprendizagem. As lojinhas da Baixa de El Gouna são um bom pretexto para um passeio nocturno, mas sem grandes expectativas de animação noctívaga.

Extensões
A passagem obrigatória pelo Cairo proporciona uma óptima oportunidade para pernoitar uma noite na cidade e visitar alguns dos seus principais pontos de atracção no dia seguinte, antes de fazer o trajecto final para Hurghada no final do dia. As Pirâmides, Museu do Cairo e Bairro Copta são exemplos de locais de enorme interesse histórico e cultural que merecem bem uma visita. A partir de El Gouna, é possível cumprir por via terrestre o trajecto até Luxor, outro local imperdível na história da civilização egípcia. É possível ir e voltar de carro no mesmo dia, mas pode ser cansativo. Uma boa alternativa é visitar Luxor no final da estadia e voar daí directamente para o Cairo, com ligação ao voo de regresso a Portugal.     • VOLTAR •


Para mergulhar

Centro de mergulho
Ao contrário de outros locais do Mar Vermelho, El Gouna tem poucos centros de mergulho, mas com padrões de qualidade muito bons. Emperor Dive Tribe e Orca Dive Clubs são a nossa opção preferencial, dependendo do hotel escolhido para a estadia.

Operação e logística
O mergulho em El Gouna processa-se de forma semelhante à maioria dos locais no Mar Vermelho: saídas de barco pela manhã e regresso a meio da tarde, com realização dum mínimo de 2 mergulhos e possibilidade de almoço a bordo, em embarcações com óptimas condições para se desfrutar dum belo dia no mar, mesmo para quem não mergulha. Os centros de mergulho asseguram o transporte entre os hotéis e os locais de embarque sem qualquer encargo adicional.

Adicionais
Mergulhos nocturnos e algumas saídas especiais não estão incluídos nos programas pré-contratados, mas podem ser adicionados opcionalmente e pagos no local. Dependendo do centro de mergulho, os enchimentos com Nitrox podem também estar sujeitos a pagamento extra no local. • VOLTAR •


Submerso

Temperatura e visibilidade
A temperatura da água oscila entre os vinte e poucos graus nos meses de inverno e os perto de 30ºC (ou mesmo mais) no pico do verão. A visibilidade é por norma excelente; raramente baixa dos 15 metros, e é normal rondar os 25/30.

Tipo de mergulhos
Os spots mais numerosos e tradicionais da região de El Gouna são recifes sobre fundo de areia e profundidade moderada, ideais para mergulhos de grande duração e para quem prefere mergulhos tranquilos. Mas há também alguns drop-offs, locais habitualmente expostos a maiores correntes e naufrágios verdadeiramente iconográficos que são alcançáveis em saídas diárias a partir de El Gouna.

O que se pode ver
Pequenas e coloridas criaturas típicas do recife e em grande quantidade são presença garantida em cada mergulho. É frequente avistarem-se tartarugas e os mais afortunados são por vezes brindados com a presença de golfinhos. Alguns dos spots constituem autênticos jardins de coral, verdadeiramente espectaculares e em excelente estado de conservação. Alguns dos mais famosos naufrágios do Mar Vermelho contam-se entre os spots normais de El Gouna.

Hot spots
O recife de Abu Nuhas alberga nada mais nada menos de 4 destroços, de entre os quais o Giannis D é o mais famoso. O Rosalie Moller é outro naufrágio de renome onde se pode mergulhar com relativa facilidade a partir de El Gouna, desde que as condições de mar e vento o permitam, o que nem sempre acontece porque está num local muito exposto. Bluf Point é uma parede cheia de vida que proporciona um óptimo e longo drift. De entre os muitos recifes, Poseidon’s Garden destaca-se pela extraordinária beleza, profusão e conservação de enormes formações de coral rígido.

Saídas especiais
A Emperor Dive Tribe promove localmente programas especiais para mergulhar nos destroços do Rosalie Moller, Salem Express e Thistlegorm. Neste último caso, prevê-se uma noite a bordo duma embarcação para atravessar o Estreito de Gubal. Qualquer destas saídas especiais está sujeita a mínimos de participantes e condições atmosféricas e de mar. • VOLTAR •


A ter em conta

Cuidados de saúde
É desaconselhável consumir água canalizada. Embora seja potável e bem tolerada pelos organismos dos locais, pode provocar distúrbios indesejáveis aos visitantes. Nos meses mais quentes de verão, é fundamental ingerir muita água para evitar o risco de desidratação, potenciado pela sucessão de mergulhos.

Formalidades
Os cidadãos europeus podem obter visto de entrada no Egipto à chegada ao país, mediante aquisição dum selo que se cola no passaporte. Para maior comodidade e evitar esperas desnecessárias, incluímos por norma esse custo no preço total da viagem e fornecemos o selo juntamente com a restante documentação de viagem.

Bagagem
A Egyptair é uma companhia tolerante com a bagagem dos mergulhadores, mas é aconselhável não ultrapassar os 30 kg de bagagem de porão para evitar dissabores no check-in.

Aspectos práticos
Recomendamos que levante Libras Egípcias numa das várias ATM’s existentes em El Gouna, evitando câmbios pouco favoráveis quando se utiliza o Euro (que é geralmente aceite em todo o lado). Mover-se dentro de El Gouna é muito fácil e barato. Pode adquirir um passe semanal para a pequena rede local de transportes públicos ou recorrer aos Tuk-Tuk, disponíveis nas imediações dos hotéis. Tomadas e corrente eléctrica são idênticas às existentes na Europa – não necessita levar adaptadores. Tenha em conta que as gorjetas são quase uma instituição no Egipto – uma nota de 5 Libras Egípcias poderá facilitar algumas situações e gerar simpatia adicional.


Valor indicativo

• TOPO •



Peça-nos um orçamento através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do número 21 300 70 10.

O Peixe Voador é uma marca registada comercializada sob responsabilidade da Equador e Mendes, Agência de Viagens e Turismo, Lda.
Sede Social: Torre Oriente, Av. Colégio Militar 37F 5°, 1500-081 Lisboa. Capital Social EUR 100 000. Matric. CRC Lisboa/NIPC n.º 505 184 958. RNAVT n.º 2356.