Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

Maldivas

Maldivas, grinaldas de Coral
Aterrar no aeroporto de Hulule é algo de extraordinário. Uma língua de betão rodeada de areia e mar, que sai do campo de visão quando o avião se aproxima... parece que vamos aterrar na água. Que dizer dum país feito de pequenos aglomerados de palmeiras envoltos em lagoas irreais? Sol, areia e mar, muito mar, tanto para quem mergulha, como para quem tem como fito descansar e usufruir duma Natureza deveras diferente. Apesar da chuva dar o seu ar de graça nos meses de verão, nem a temperatura do ar, nem a temperatura do mar variam muito. Privilégios de estar tão perto da linha do Equador.


São cerca de 1200 ilhas de coral, ao longo de 900km. Das cerca de 200 ilhas habitadas, quase metade têm resorts. Todas com centro de mergulho, naturalmente. Temperaturas quase constantes permitem uma visita em qualquer altura do ano. Seja a bordo dum navio para liveaboards, seja num simples passeio num dhoni (barco típico local), as Maldivas esmagam-nos com a sua simplicidade e encanto. E os recifes fervilham de vida.


A VIAGEM      •      PARA MERGULHAR       •      SUBMERSO      •      A TER EM CONTA


A viagem

Quando ir
País fortemente influenciado pela sua proximidade com a Linha do Equador, as Maldivas têm uma temperatura média anual a rondar os 29-30ºC. O sol brilha durante todo o ano, se bem que existe a estação das chuvas, que vai de Junho a Outubro. Se puder evitar esta altura, tanto melhor. Altura ideal: Janeiro a Abril.

Onde ficar
Apesar de existirem perto de uma centena de resorts nas Maldivas, recomendamos três, pela sua qualidade e especial aptidão e orientação para a prática do Mergulho: são eles Kuredu, no atol de Lhaviyani, Ellaidhoo e Vilu Reef Beach & Spa, ambos no atol de Ari. Todos estes resorts se situam a norte de Malé.

Além do mergulho
Pode fazer apneia na maior parte das ilhas, já que os recifes por norma estão bem próximos da superfície. Pode fazer um passeio de dhoni e visitar a ilha de nativos mais próxima. Pode andar de hidroavião, fazer windsurf, vela ou canoagem. Os Spa's são óptimos, aproveite.

Extensões
Mais para o norte, em direcção à Índia, existe um pequeno país riquíssimo tanto em cultura, como em paisagens naturais ou em gastronomia; O Sri Lanka está demasiado perto para que não nos percamos nas suas entranhas históricas. Consulte-nos para informações mais detalhadas.     • VOLTAR •


Para mergulhar

Centro de mergulho
Todos os resorts nas Maldivas têm uma operação de mergulho associada. E duma forma geral, todos eles com enormes provas de aptidão para o mergulho. Pelo seu grande profissionalismo, destacamos o centro de mergulho Kuredu ProDivers, no resort com o mesmo nome.

Operação e logística
Mergulhos no house reef a partir da praia ou do pontão. Saídas simples de barco (dhoni), uma pela manhã e outra depois do almoço. Sendo o centro de mergulho mesmo ao pé da praia, o transporte da caixa estanque nada custa. Cada mergulhador encarrega-se de levar o seu escafandro para o barco, nada de difícil. O nitrox está disponível.

Adicionais
Saídas de barco para mergulhar nos canais (drifts) ou em spots mais afastados. Mergulhos nocturnos duas vezes por semana, normalmente em locais tranquilos, como por exemplo, em cabeças de coral no meio do atol. Possibilidade de alugar um dhoni para todo o dia. Este tipo de saída é pago localmente. • VOLTAR •


Submerso

Temperatura e visibilidade
A água do mar está sempre quente, não fugindo muito dos 28º. Já a visibilidade varia um pouco mais. Nos meses de Janeiro a Abril pode ultrapassar os 30 metros; já na estação das chuvas, por haver mais agitação marítima e menos sol, poderá baixar dos 10 metros, em média claro.

Tipo de mergulhos
Tanto poderá fazer um mergulho tranquilo em volta duma cabeça de coral, como fazer um mergulho profundo até ao limite do recife ou então deixar-se levar pelas fortíssimas correntes que existem no canais (kandus)que ligam o interior e o exterior do atol. São mergulhos muito difíceis, mas com a possibilidade de ver grandes Tubarões Cinzentos a pairar sobre nós.

O que se pode ver
Basicamente pode-se ver de tudo. Os recifes em volta de cada ilha estão repletos de vida móvel e bentónica; muito peixe, muitas Gorgónias e muito Coral, tanto duro como mole. É um paraíso para quem gosta de fotografia macro. No azul, tanto pode passar uma Manta, como um Tubarão Cinzento, como um Tubarão Baleia. Existem alguns naufrágios perto de Kuredu interessantes de visitar.

Hot spots
Precisamente os dois naufrágios, ambos um exclusivo do operador Kuredu ProDivers. Têm também um terceiro naufrágio junto do house reef, para imersões mais fáceis.

Saídas especiais
Em qualquer momento, cada operador de mergulho poderá anunciar produtos especiais. Consulte-nos. • VOLTAR •


A ter em conta

Cuidados de saúde
Por estarem muito afastadas do continente, as Maldivas não sofrem com os mosquitos. Não necessita de vacinas, mas beba sempre água engarrafada. Tenha muita atenção ao sol!

Formalidades
Ao entrar no país, ser-lhe-á dado um Visto gratuito com a validade mínima de trinta dias. O passaporte terá que estar válido, com uma validade mínima de seis meses. Caso faça uma extensão num país nas proximidades, por exemplo no Qatar ou no Sri Lanka, consulte-nos para obter mais informações.

Bagagem
Sugerimos a consulta da página da Qatar Airways, mas para voos intercontinentais poderá contar com dois volumes de 23Kg cada de bagagem de porão e 7Kg de bagagem de cabine, excelentes notícias para os mergulhadores que levam consigo todo o equipamento de mergulho.

Aspectos práticos
Recordamos que andará a passear em plena região do Equador, pelo que terá pela frente um sol fortíssimo, capaz de fazer estragos logo no primeiro dia. Leve muito protector solar elevado, leve roupa leve para as noites e leve também um adaptador de tomada inglês de três pinos, se bem que por norma todos os barcos estão preparados para as nossas fichas europeias.


Valor indicativo

• TOPO •



Peça-nos um orçamento através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do número 21 300 70 10.

O Peixe Voador é uma marca registada comercializada sob responsabilidade da Equador e Mendes, Agência de Viagens e Turismo, Lda.
Sede Social: Torre Oriente, Av. Colégio Militar 37F 5°, 1500-081 Lisboa. Capital Social EUR 100 000. Matric. CRC Lisboa/NIPC n.º 505 184 958. RNAVT n.º 2356.