Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

Layang Layang

A muito remota ilha de Layang Layang
A Malásia é um país com uma enorme oferta de actividades em redor do turismo, tanto de lazer como de aventura. Mas é também daqueles países cujo nome é sinónimo de luxo; resorts fabulosos, cheios de palmeiras a cair para o mar, línguas de pó de coral em seu redor e um atendimento com uma agradabilidade desconcertante, assim tipo sonho tornado realidade. E de facto, tudo isto é verdade. Mas a Malásia não vive só com este trunfo; tem outros escondidos na manga. A montanha, os parques nacionais, a vida selvagem, a cultura, a gastronomia e naturalmente o mar, fazem deste país um dos destinos mais desejados pelos turistas.


Mas neste caso em concreto, aquilo que lhe propomos é uma aventura com moldes um pouco diferentes do habitual. Layang Layang é um pequeno atol ao largo da costa norte do Bornéu, onde apenas existe uma base militar e mais recentemente um resort com todo o conforto necessário e possível num ponto tão isolado. Com efeito, apesar de estar relativamente perto do Bornéu, o seu isolamento, aliado à presença militar, fez com que a preservação do recife operasse um pequeno milagre. Aqui, o mar é muito fundo, sendo passagem de muita bicharada grande! A nossa proposta é uma viagem de mergulho, completamente envolta em aventura...


A VIAGEM      •      PARA MERGULHAR       •      SUBMERSO      •      A TER EM CONTA


A viagem

Quando ir
A costa norte do Bornéu está bastante condicionada pela intensidade das monções, pelo que é desaconselhado ir lá no nosso inverno. A época para mergulhar vai de Fevereiro até Outubro, no entanto, o resort está aberto apenas entre Março e Agosto, não só para garantir as melhores condições de mergulho, como por causa da manutenção das infra-estruturas. Portanto temos uma janela temporal de seis meses. Caso esteja a pensar numa viagem diferente, este destino será uma excelente escolha.

Onde ficar
Irá ficar no Avillion Layang Layang Resort, o único existente neste fim-do-mundo. Mas ficará muito bem. O resort foi construído recentemente e possui todo o conforto necessário para que se sinta muito bem num atol que outrora apenas tinha uma base militar. São 86 quartos com ar condicionado, 10 dos quais com o selo "de luxo". A piscina será certamente um local para descansar, fazer notas no seu logbook e planear o próximo mergulho.

Além do mergulho
Layang Layang tem um posicionamento geográfico estratégico para as migrações de inúmeras espécies de aves, que encontram neste atol o local perfeito para nidificarem e para recuperarem forças. Mais um ponto a favor deste local desconcertante; a vida animal no seu estado mais selvagem, ali a poucos metros do nosso escafandro. Poderá também optar por fazer windsurf, snorkeling ou andar de caiaque.

Extensões
São tantas as possibilidades, que o melhor será mesmo consultar-nos, para tornar a sua próxima viagem ainda mais interessante. Mas só para ter uma ideia das possibilidades, poderá passar alguns dias numa das maiores e mais interessantes capitais do globo - Hong Kong, Singapura ou Kuala Lumpur - poderá partir de Kota Kinabalu e aventurar-se pela selva no seu estado mais puro ou então puxar pelos músculos das pernas e fazer alguns percursos pedestres nas montanhas de Sabah.     • VOLTAR •


Para mergulhar

Centro de mergulho
Nem se dá por ele! Integrado no resort, tem todas as facilidades que é suposto ter e tem o pontão onde as embarcações atracam mesmo em frente. Dez pequenas embarcações levam os mergulhadores em percursos de dez a vinte minutos. Conseguem desta forma criar grupos pequenos em cada spot, o que obviamente melhora as condições de cada mergulho, sobretudo para os aficionados da fotografia subaquática. No final de cada imersão, um duche espera por si, assim como tanques para lavar o material e as caixas estanques. Poderá alugar equipamento de mergulho.

Operação e logística
Um dia de mergulho normal será composto por dois mergulhos pela manhã, sempre com regresso a terra devido às curtas distâncias, e um pela tarde. Isto permite por exemplo, que os fotógrafos possam trocar de objectiva num local seco e seguro. Em qualquer altura, poderá mergulhar a partir de terra e neste caso, os mergulhos serão os que quiser fazer, sem limite. A combinar localmente, poderá terminar o dia com um fabuloso mergulho nocturno.

Adicionais
Cada início de época poderá significar novos produtos, novos spots de mergulho, novas aventuras subaquáticas. Sugerimos que nos consulte com a devida antecedência. • VOLTAR •


Submerso

Temperatura e visibilidade
Correndo um risco calculado, diríamos que melhor é difícil; a temperatura da água oscila entre os 26º e os 30º ao longo do ano, excelente para usar o seu fato de 3mm. Quanto a visibilidades, por vezes é difícil de acreditar. Recordamos que o fundo do mar está mesmo muito fundo, ou seja, as correntes literalmente limpam a coluna de água ao ponto dos operadores anunciarem visibilidades entre os 30 e os 60 metros... Uma coisa é certa; é mesmo muito boa!

Tipo de mergulhos
Layang Layang é um atol formado por treze recifes de coral, no topo de uma montanha que parte dos 2000 metros de profundidade! E é esta enorme profundidade que faz destas águas uma passagem para muitas espécies pelágicas. Se bem que possa fazer mergulhos em jardins de coral pouco profundos nas partes superiores dos recifes, o sumo todo está nas fabulosas paredes verticais, onde de um lado existe muita cor, e do outro lado existe muita acção. Por vezes a corrente é forte, pelo que poderá fazer drifts fabulosos.

O que se pode ver
Torna-se extremamente difícil inventariar o que poderá ver naquele mar tão rico. Se nas paredes poderá ver Gorgónias gigantes e Corais moles de todas as cores, já nas pequenas grutas poderá observar a fragilidade de pequenas criaturas, como Nudibrânquios ou minúsculos crustáceos. O Corais duros competem ferozmente com os Corais Cabedal, por sua vez repletos de pequenos cardumes de peixes coloridos. Algumas espécies raras de Anémonas poderão ser observadas. No azul, cardumes de Barracudas em formação são uma visão sempre espectacular, enquanto que cardumes de Cirurgiões imprimem ainda mais cor à paisagem. Mas se tiver sorte, os encontros com Mantas, Golfinhos e Tubarões Martelo farão certamente com que se recorde desta viagem para sempre.

Hot spots
D'Wall será talvez um dos spots mais carismáticos de Layang Layang. Não que tenha mais qualidade ou variedade de espécies do que os outros, mas sim pela possibilidade de ter em frente dos nossos olhos dezenas de Tubarões Martelo a passar. É uma visão extraordinária e que faz com que muitos mergulhadores se desloquem a Layang Layang. The Tunnel, pela sua incrível riqueza em espécies e pela sua tranquilidade é o spot ideal para fazer excelentes mergulhos nocturnos.

Saídas especiais
Por agora não temos conhecimento de qualquer tipo de saída especial; os mergulhos normais em redor de Layang Layang são por si só de elevada qualidade. Consulte-nos para saber das novidades. • VOLTAR •


A ter em conta

Cuidados de saúde
Caso vá directamente para Layang Layang, não terá que ter cuidados especiais com a saúde, a não ser, não beber água da torneira. No entanto, caso opte por uma aventura na selva ou nas montanhas do Bornéu, sugerimos que vá a uma consulta de Medicina do Viajante.

Formalidades
Apenas necessitará de ter um passaporte válido. Não existem taxas de saída do país e a autorização de permanência é por norma de três meses.

Bagagem
A KLM, por exemplo, permite até 23Kg de bagagem de porão. Para uma informação mais precisa sobre excesso de bagagem ou bagagem de cabine, sugerimos a consulta aos sites cujo link se encontra no final desta página. Chamamos a atenção para o facto de existir um limite de 20Kg de bagagem de porão no voo de Kota Kinabalu para Layang Layang, dado às dimensões do avião. Bagagem que não seja essencial, poderá ficar guardada em Kota Kinabalu.

Aspectos práticos
Com quatro voos pela frente, sugerimos que minimize a sua bagagem ao mínimo indispensável. Leve protector solar, porque irá estar em plena faixa tropical. Se for fotógrafo subaquático irá tirar milhares de fotografias; leve um pequeno suporte magnético com muita capacidade, como alternativa aos computadores portáteis, que poderão condicionar o volume e o peso da sua bagagem de mão.


Valor indicativo

• TOPO •



Peça-nos um orçamento através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do número 21 300 70 10.

O Peixe Voador é uma marca registada comercializada sob responsabilidade da Equador e Mendes, Agência de Viagens e Turismo, Lda.
Sede Social: Torre Oriente, Av. Colégio Militar 37F 5°, 1500-081 Lisboa. Capital Social EUR 100 000. Matric. CRC Lisboa/NIPC n.º 505 184 958. RNAVT n.º 2356.