Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

Ilha de Bali

A Ilha dos Deuses
Um destino perfeito para passar férias, retemperar forças, ou mesmo para uma lua-de-mel inesquecível. Este pequeno pedaço de paraíso terreno tem tanto para oferecer aos seus visitantes, que é virtualmente impossível de enumerar. Não pergunte como, mas o certo é que aquele povo, maioritariamente hindu - talvez por isso lhe chamem a Ilha dos Deuses - conseguiu misturar a natureza com a cultura, com os desportos radicais e com diversas formas de artesanato, como se de magia se tratasse. Um cocktail impossível de resistir.


É difícil ficar indiferente ao trato dos indígenas, que com uma delicadeza que desarma qualquer um brindam os visitantes e os convidam a participar em todo aquele encanto. A paisagem é arrebatadora, o mar e a montanha unem-se por um verde forte, a música mais parece uma fragrância cada vez que se entra num atelier de pintura ou de escultura, e os mergulhos, esses são do melhor que se pode desejar.


A VIAGEM      •      PARA MERGULHAR       •      SUBMERSO      •      A TER EM CONTA


A viagem

Quando ir
O clima tropical, característico da proximidade da Linha Equatorial, oferece uma temperatura média do ar na ordem dos 27ºC ao nível do mar, com um grau elevado de humidade. A época das chuvas acontece por norma de Novembro a Março, sendo o tempo mais seco e o céu mais azul nos restantes meses. A temperatura da água não oscila muito ao longo do ano, podendo andar entre os 28º e os 30ºC.

Onde ficar
Para quem gosta de praia, sem o rebuliço nocturno de Kuta Beach, recomendamos o Nusa Dua Beach Resort. Se pretende uma solução mais romântica, o Alila Manggis, em Candidasa, é uma excelente opção. Para quem o mergulho é o principal objectivo, minimizando custos com alojamento, o Lotus Bungalows, também em Candidasa e com centro de mergulho próprio, preenche todos os requisitos.

Além do mergulho
As possibilidades são quase infinitas. Desde o simples acto de descansar junto à piscina do hotel, ou então fazer incursões pelo quotidiano da ilha, as actividades multiplicam-se. Poderá perder-se pelas lojas que vendem peças de artesanato, poderá fazer uma massagem na praia, ou porque não, tomar uma bebida refrescante no terraço dum bar, andar de cavalo ou fazer rafting.

Extensões
A não perder, Ubud, a Cidade dos Artistas, um pequeno ponto entrincheirado no meio da selva. Perca-se nas suas ruelas e sinta o cheiro a Cultura que existe no ar. Recomendamos uma visita aos terraços onde cultivam o arroz, que foram classificados como Património da Humanidade. A ilha de Lombok fica demasiado perto do Bali, para que não se pense dar lá um saltinho. De barco, claro.    • VOLTAR •


Para mergulhar

Centro de mergulho
Não serão porta-sim, porta-sim, mas anda lá perto! Existe uma enorme quantidade de centros de mergulho a operar na ilha, e nem sempre é fácil escolher. Estão bem equipados, todos fazem transfers de clientes, todos têm barcos - grandes e potentes ou do tipo piroga! - ficará surpreendido.

Operação e logística
Se ficar num hotel sem centro de mergulho próprio, irão buscá-lo de manhã e deixá-lo ao final da tarde. Por norma oferecem um almoço leve aos mergulhadores. Há saídas de barco a partir de Padang Bay; aos spots mais afastados chega-se por via terrestre, para depois mergulhar a partir da costa ou com recurso a pequenas embarcações tradicionais.

Adicionais
Mergulho com tubarões, mergulhos nocturnos e em naufrágios, existem várias opções para tornar a sua experiência mais rica. Recomendamos o naufrágio USS Liberty, na baía de Tulamben, a norte da ilha. Algo de que jamais se esquecerá. • VOLTAR •


Submerso

Temperatura e visibilidade
Devido ao seu posicionamento na faixa tropical, o mar em redor da ilha brinda-nos com uma temperatura que não varia muito dos 28ºC. Durante os meses de verão, as termoclinas são possíveis em Nusa Penida, por exemplo. Entre Abril e Novembro pode contar com visibilidades de 30 metros. Na época das chuvas, a visibilidade é um pouco mais reduzida.

Tipo de mergulhos
É possível mergulhar em quase toda a costa da ilha. Desde Menjangan e Pemuteran, na ponta oeste, a Tulamben, Amed e Topekong, no lado oposto, passando por Sanur, Nusa Dua e Nusa Penida, no extremo Sul. Basicamente podem-se fazer todos os tipos de mergulho recreativo. Mergulho em parede, mergulho em naufrágio com acesso pela praia, mergulho em corrente com acesso de barco (poderá ser uma piroga), mergulho nocturno em baías abrigadas, o leque de opções serve para mergulhadores com todos os níveis de experiência.

O que se pode ver
Para nossa sorte, a ilha de Bali fica mesmo no centro da região mais rica no que respeita à biodiversidade marinha. Falamos da região Indo-Pacífica, o que significa uma riqueza enorme de vida marinha. Conte portanto, com cenários sensacionais. Uma lanterna é essencial para sentir em directo a emoção de estar com tanta cor em nosso redor. As espécies multiplicam-se, desde os pequenos nudibrânquios, sempre espectaculares, até aos pelágicos, como sejam os Tubarões de Pontas Brancas. O Cavalo Marinho Pigmeu é muito difícil de descobrir e ainda mais difícil de fotografar! E há muito peixe, muitas gorgónias, muitas esponjas, coral mole do melhor e algumas criaturas muito estranhas.

Hot spots
Na baía de Tulamben, está o fabuloso USS Liberty – um dos naufrágios mais populares em toda a Indonésia. A não perder. O mergulho nocturno em lua cheia é obrigatório! No extremo menos turístico da ilha encontra-se Pemuteran. A exclusiva ilha de Mejangan oferece visibilidades que podem chegar aos 50 metros, abundância de Corais moles espalhados por paredes repletas de Gorgónias e, muito importante, poucos mergulhadores.

Saídas especiais
Mergulhar nos spots• VOLTAR •


A ter em conta

Cuidados de saúde
Nas zonas costeiras apenas convém não beber água da torneira. Se for para zonas mais rurais no interior, é obrigatório repelente de insectos e poderá ser necessário fazer medicação para prevenção da Malária. Recomendamos uma visita a uma Consulta de Medicina do Viajante.

Formalidades
Irá necessitar de Visto para entrar na Indonésia, que pode ser obtido à chegada ou previamente em Portugal. Também terá que pagar uma taxa de saída do país, paga localmente em USD ou em Rupias. Tem que ser a quantia certa. Recentemente foram introduzidas novas medidas de controle no aeroporto de Denpasar, nomeadamente tirar impressões digitais e uma fotografia a cada passageiro.

Bagagem
Sugerimos a consulta da página de internet da companhia aérea escolhida. Por norma, deve contar com 20Kg de bagagem de porão e 7Kg de bagagem de cabine, com um ou dois volumes.

Aspectos práticos
Tanto a corrente eléctrica como as tomadas são europeias.


Valor indicativo

• TOPO •



Peça-nos um orçamento através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do número 21 300 70 10.

O Peixe Voador é uma marca registada comercializada sob responsabilidade da Equador e Mendes, Agência de Viagens e Turismo, Lda.
Sede Social: Torre Oriente, Av. Colégio Militar 37F 5°, 1500-081 Lisboa. Capital Social EUR 100 000. Matric. CRC Lisboa/NIPC n.º 505 184 958. RNAVT n.º 2356.