Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

Riviera Maia

Praia, sol, animação e séculos de cultura
O México é provavelmente um dos destinos de férias mais populares do mundo. Muito calor, praias lindas de morrer, muita animação, muita tequilha, que mais se pode pedir? Como se isso não bastasse, as cidades Maias perdidas no meio da selva fazem deste destino um pólo muito forte da arquitectura pré-colombiana. São monumentos do passado que nos fazem viajar no tempo e imaginar a grandeza dos povos que lá habitaram. Os mariachis tocam os seus instrumentos com uma alma digna de nota. Quem sabe se não serão descendentes de grandes guerreiros do passado.


A nossa proposta de estadia e de mergulho recai na Riviera Maya. Esta popular zona balnear do México tem um pouco de tudo, para que as suas férias sejam perfeitas; boa praia, bons hotéis, animação q.b. e uma proximidade dos melhores locais a visitar - secos e molhados - sem no entanto estar demasiado exposta. A um passinho de si, poderá viajar até ao tempo das antigas civilizações, poderá mergulhar em locais absolutamente inacreditáveis, ou simplesmente saborear a brisa quente que sopra vinda do mar. Mesmo em frente, uma ilha muito especial chama-nos para perto de si. É o encanto de Cozumel que nos atrai a nós, mergulhadores.


A VIAGEM      •      PARA MERGULHAR       •      SUBMERSO      •      A TER EM CONTA


A viagem

Quando ir
Estamos a propor um destino de férias em plenas caraíbas, logo em muito condicionado pelas tempestades tropicais. Por uma questão de segurança, sugerimos que visite este fabuloso destino fora do nosso verão, ou seja, entre Dezembro e Maio. O tempo estará bom, com pouca chuva, um pouco mais fresco, se bem que com uma temperatura óptima, o mar estará calmo, mesmo propício para fazer uns mergulhos descontraídos. Conte também com menos percentagem de humidade. A temperatura da água é excelente ao longo de todo o ano. Ir para este destino fora da época alta, significa também que terá umas férias de mergulho mais tranquilas, com menos gente a congestionar as praias, os barcos e os recifes. Os preços também são mais competitivos.

Onde ficar
Playa del Carmen tem uma enorme extensão de costa, o que originou uma enorme escolha de resorts. Pela sua qualidade geral, recomendamos duas cadeias de hotéis, a Riu e a Iberostar. Ficará soberbamente hospedado, em regime de tudo-incluído, com a facilidade de estar muito perto do centro de mergulho que recomendamos. Todos os resorts ficam de frente e a escassos metros da praia, para sua conveniência e conforto. No caso de querer algo de diferente, que tal ficar hospedado num hotel de charme? Deite um olho ao Hotel Deseo ou então ao Hotel Mosquito Blue... de certo que ficará surpreendido. Será um conceito diferente de férias, num hotel mais pequeno, com menos gente, mas com muito, muito charme. Neste caso poderá optar por um regime de alojamento e pequeno almoço, tendo liberdade total para descobrir os melhores restaurantes de Playa del Carmen.

Além do mergulho
Nos resorts, terá acesso a uma série de actividades lúdicas, nomeadamente canoagem, vela, windsurf, apneia ou baptismo de mergulho (imagine!...), ginástica de praia, etc.. É perfeitamente usual um resort ter sete restaurantes temáticos, o que lhe dará a oportunidade de provar uma gastronomia variada, tanto local, como internacional. Poderá também sair do resort e deambular pelas ruas de Playa del Carmen, numa incessante procura pelo "recuerdo" ideal. O artesanato local é de facto muito rico e como tal, muito difícil de ignorar. Os bares em frente à praia convidá-lo-ão a provar as explosivas misturas mexicanas, onde a tequilha é rainha e senhora. Se nada disto lhe agradar, a varanda do seu quarto será o local ideal para descansar, ler um livro ou rever as fotografias que tirou ao longo do dia.

Extensões
Esta zona da América Central tem uma grande concentração de estações arqueológicas, sendo portanto possível visitar alguns dos testemunhos das civilizações Maias de outrora. Neste sentido, poderá viajar no tempo, enquanto estiver no alto das famosas pirâmides de Chichèn Itzá e de Cobá. A vista sobre a selva e sobre os restantes edifícios fazem-nos pensar, tanto na grandiosidade destes povos, como nas dificuldades que tiveram que ultrapassar para edificar e manter uma civilização no meio da selva. Mais perto de Playa del Carmen, Tulum é uma estação arqueológica mais pequena, mas que fica mesmo em frente ao mar. Que belo nível de vida teriam os seus habitantes! Em alternativa, poderá fazer um breve cruzeiro até Isla Mujeres, com almoço servido a bordo. Caso seja um apaixonado por civilizações antigas, poderá acrescentar mais uns dias às suas férias e fazer uma visita à Guatemala.     • VOLTAR •


Para mergulhar

Centro de mergulho
A nossa escolha recai no Tank-Ha Dive Center, um operador estabelecido na zona de Playa del Carmen faz mais de vinte anos. Uma equipa internacional permite que tanto o ensino como o acompanhamento sejam possíveis numa imensidão de línguas, incluindo em português. O centro mudou recentemente de localização, por forma a aumentar as suas instalações. Conte com zonas de lavagem do material, cacifos para arrumação, casa de banho com duche, loja, sala de aulas, etc. O ar das garrafas é muito bom, sendo controlado rigorosamente. As embarcações foram desenhadas propositadamente para a prática do mergulho. São embarcações rígidas, muito amplas e com dois motores potentes, para que os spots de mergulho mais afastados não estejam a mais de vinte minutos de navegação.

Operação e logística
O ponto de encontro é no centro de mergulho, pelas oito e meia da manhã. Um curto percurso de táxi desde o seu resort ou hotel é muito barato e resolverá o seu problema. A saída da manhã é uma saída dupla, com 30 a 40 minutos de intervalo de superfície. Os spots de mergulho estão todos relativamente perto, com os mais afastados a vinte minutos de navegação. Este operador de mergulho inclui no seu cardápio de spots a ilha de Cozumel, uma das melhores zonas de mergulho das caraíbas. Pela tarde poderá fazer um terceiro mergulho, naturalmente menos fundo. Tendo em conta que uma grande parte dos mergulhos são feitos no canal de Cozumel, conte com muitos drifts, alguns mesmo muito fortes. Poderá ainda fazer um mergulho nocturno. Mas a cereja em cima do bolo são os Cenotes. Recomendamos que não perca a oportunidade de mergulhar nestas fantásticas grutas inundadas. Fará dois mergulhos em Cenotes diferentes e não necessita de ter certificação de mergulho em gruta. Convém que reserve tanto a ida a Cozumel, como a ida aos Cenotes com pelo menos um dia de antecedência.

Adicionais
Mergulhos nocturnos, mergulhos no recife de Cozumel, mergulhos nos fabulosos Cenotes, verá que a variedade de spots é extensa. Localmente, poderá organizar visitas a spots de mergulho mais remotos. Tudo dependerá da afluência de clientes na altura em que lá estiver. Mas acima de tudo, não perca por nada deste mundo os mergulhos nos Cenotes! Para os aficionados da ferrugem, existem uma série de naufrágios onde é possível mergulhar. • VOLTAR •


Submerso

Temperatura e visibilidade
No limite, conte com uma amplitude térmica entre os 25º e os 30ºC, não entre mergulhos mas entre estações do ano. No entanto, durante a maior parte do ano a água do mar estará acima dos 27º, ou seja, poderá usar o seu fato de 3mm. A visibilidade é sempre boa, com picos acima dos 30 metros. Num mergulho normal com uma visibilidade normal, conte com pelo menos 20 metros de acuidade visual, excelente para observar o recife, mesmo nos mergulhos à deriva.

Tipo de mergulhos
Poderá fazer vários tipos de mergulho, nomeadamente em parede, de fundo, ou em declive, mas quase todos com um denominador comum; corrente, o que na prática significa que irá fazer muitos drifts. A razão para este fenómeno prende-se com a existência da corrente do Canal de Cozumel. São mergulhos cheios de acção, em que na pior das hipóteses terá alguma dificuldade em fazer fotografia. De resto, estas correntes limpam sistematicamente as águas em frente a Playa del Carmen. Conte com profundidades máximas na casa dos 30 metros. Por outro lado, se for mergulhar nos Cenotes, a tranquilidade será absoluta. A entrada faz-se por uma abertura na rocha (no chão), por vezes no meio da selva. Que grande aventura o espera! Apesar de não ter acesso directo à superfície, a luz do sol estará sempre visível. Por questões de segurança, os grupos serão no máximo de quatro mergulhadores. A profundidade máxima nos Cenotes não ultrapassa os 18 metros.

O que se pode ver
O recife em frente a Playa del Carmen tem a fauna típica existente no Mar das Caraíbas. Peixe de recife, Coral duro e Coral mole, muitas Gorgónias, ainda mais Esponjas, Tartarugas de porte médio, Barracudas solitárias, etc. Poderá ver Raias e imensos Peixes Papagaio, com uns tons de fazer inveja. Se for amante da fotografia macro, então estará no local ideal, pois as pequenas criaturas multiplicam-se pelo recife à medida que os nossos olhos se vão habituando a varrer o Coral a pente fino. Pode ser que dê de caras com um Cavalo Marinho vermelho ou laranja, ou então com crustáceos minúsculos, mas com umas cores fabulosas. As Moreias Malhadas são relativamente fáceis de ver. Nos Cenotes, o prato forte são os jogos de luz, as formas estranhas e por vezes bizarras das formações rochosas, ou então as raízes das árvores, que fazem desenhos fantasmagóricos quando menos se espera! A pouca ou inexistente vida nestas invulgares grutas obra da Natureza, é claramente compensada com paisagens de cortar a respiração.

Hot spots
Sem sobra para dúvida, os Cenotes. Recomendamos.

Saídas especiais
Entre Junho e Setembro existe a possibilidade de mergulhar com Tubarões Baleia. Na ponta nordeste da Península de Yucatan, as concentrações de plâncton são um chamariz para estes gigantes do mar. São programas organizados localmente, com a duração de um dia, em que poderá observar estas magníficas criaturas. Terá que ser em apneia. • VOLTAR •


A ter em conta

Cuidados de saúde
Tenha cuidado com o sol, que é muito forte, e tenha cuidado com a água que bebe, que deverá ser engarrafada. A comida é por vezes bastante condimentada ou picante, por isso vá preparado para as eventualidades. Não abuse da tequilha, porque no dia seguinte irá mergulhar!

Formalidades
Passaporte válido por seis meses à data de entrada e bilhete de partida. Vá-se mentalizando para a taxa de saída do México, que anda na ordem dos 60USD. Parece mentira, mas é verdade. Não é necessário visto de entrada.

Bagagem
Sugerimos a consulta dos links em rodapé, para que fique esclarecido sobre a política de limites de bagagem das duas companhias aéreas que neste momento ligam Lisboa a Cancun. Conte no entanto, com cerca de 20Kg de bagagem de porão.

Aspectos práticos
A electricidade é de 110 volts e as tomadas não são compatíveis com os seus carregadores; o melhor será levar um adaptador universal. A moeda local é o Peso, mas poderá fazer todas as suas compras com USD. As compras nas lojas mais caras poderão ser pagas com cartões de crédito. Nas ruas, regateie tudo! Atenção aos ataques dos mosquitos ao final da tarde. Por vezes, mesmo com muito calor, uma camisa de mangas compridas e umas calças farão a diferença entre ter um jantar descansado ou não...


Valor indicativo

• TOPO •



Peça-nos um orçamento através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do número 21 300 70 10.

O Peixe Voador é uma marca registada comercializada sob responsabilidade da Equador e Mendes, Agência de Viagens e Turismo, Lda.
Sede Social: Torre Oriente, Av. Colégio Militar 37F 5°, 1500-081 Lisboa. Capital Social EUR 100 000. Matric. CRC Lisboa/NIPC n.º 505 184 958. RNAVT n.º 2356.