Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

Ilha de São Tomé

Mergulhos em pleno paralelo zero
Famoso primeiro pela produção de açucar, depois pela produção do melhor cacau do mundo, o Arquipélago de São Tomé e Príncipe esconde outros tesouros, que o convidamos a descobrir. Sendo ilhas de origem vulcânica, não admira que a paisagem seja geograficamente bastante violenta, com inúmeros picos, vales e montanhas em tons negros. Mais parece um campo de batalha que remonta aos tempos da criação! Contudo, o manto verde que cobre uma boa parte do território, é floresta tropical a fervilhar de vida vegetal e animal. Prepare-se para se sentir desconcertado com este ambiente quente e húmido perdido no meio do mar.


Não desfazendo o interesse naturalista da superfície, vamos mas é falar do mar! As suas águas são igualmente ricas, com temperaturas muito agradáveis para o mergulho. Atrevemo-nos a dizer que os peixes morrem de velhos, tal é a pouca pressão exercida pela actividade piscatória sobre as espécies locais. Por tudo isto, convidamo-lo a mergulhar neste paraíso, onde poderá viver e conviver com a postura de tartarugas marinhas, com os chamamentos das baleias, com peixes voadores (sim, a nossa marca!...) ou com os simpáticos golfinhos. Estamos portanto perante um cocktail demasiado bom para não fazer já parte da sua lista de viagens de mergulho a concretizar em breve!


A VIAGEM      •      PARA MERGULHAR       •      SUBMERSO      •      A TER EM CONTA


A viagem

Quando ir
Tendo em conta o seu posicionamento - mesmo em cima da linha do Equador - as ilhas foram brindadas por um clima de certa forma bastante previsível. As temperaturas do ar pouco ou nada mudam ao longo do ano, tanto máximas (31ºC) como mínimas (21ºC). O que varia mais é a humidade, de acordo com a presença de apenas duas estações: a seca, que vai de Junho a Setembro e a das chuvas, que vai de Outubro e Maio e que no fundo é responsável pela exuberância de tantas espécies. Na realidade pode visitar São Tome e Príncipe em qualquer altura do ano. Dependerá muito da sua vontade de intercalar os mergulhos com actividades ao ar livre... mais ou menos radicais! Por uma questão de conforto, sugerimos a estação seca, bem como Maio e Outubro.

Onde ficar
Temos três sugestões para a sua estadia, duas delas na costa Nordeste da Ilha de São Tomé: o Hotel Miramar by Pestana, localizado em São Tomé num local tranquilo e emblemático, junto ao mar; o Hotel Pestana São Tomé, localizado também em São Tomé, com uma vista panorâmica soberba sobre o mar. Por fim o Pestana Ilhéu das Rolas, localizado imagine-se, no Ilhéu das Rolas! São três as soluções que lhe propomos de acordo com a sua preferência, gosto, nível de conforto e conforme o seu budget. Consulte-nos!

Além do mergulho
Apesar de ser uma das nações mais pequenas do mundo, actividades é coisa que não falta! Tem praias completamente selvagens onde caminhar, pode fazer observação de pássaros - leve uma teleobjectiva potente - pode apreciar a costa com um passeio de barco, ou iniciar-se na pesca do Espadarte. No interior, tem imensas actividades, tais como visitar a Cascata de São Nicolau, subir o Pico de São Tomé com os seus 2024 metros de altura e com selva cerrada, ou visitar as várias roças de plantação de café e de cacau. A Fortaleza de São Tomé é outra visita interessante, uma viagem ao tempo dos Descobrimentos. Pode ainda optar por fazer observação de cetáceos entre os meses de Julho a Outubro, nomeadamente Baleias Corcundas.

Extensões
Para uma semana normal de férias de mergulho, sugerimos este programa da forma mais simples possível, ou seja, não recomendamos qualquer tipo de extensão. Deixe-se estar tranquilamente na Ilha de São Tomé e aproveite ao máximo! No entanto, se tiver mais de uma semana de férias e se a bolsa o permitir, um salto à Ilha do Príncipe é algo que não deve perder. • VOLTAR •


Para mergulhar

Centro de mergulho
O operador de mergulho que lhe propomos é o Costa Norte, um centro de actividades marítimas tripartido pelo Pestana Hotel em S. Tomé, pelo Rolas Island Resort, no Ilhéu das Rolas e por Viana do Castelo! São made in Portugal e tudo farão para que a sua experiência subaquática no paralelo zero seja do melhor. Infelizmente ainda não existe nitrox disponível, mas com uma água tão confortável uma pessoa até se esquece...

Operação e logística
O dia típico de mergulho para as zonas perto do Centro de Mergulho começa às 8h00 no período da manhã e às 13h30 no período da tarde e às 16h30 para o mergulho nocturno. Por perto do Centro de Mergulho entende-se a Lagoa Azul como limite Norte e o Ilhéu Santana como limite Sul. Normalmente fazem-se dois mergulhos em cada saída, com a possibilidade de fazer um mergulho nocturno. A embarcação utilizada é um semi-rígido, terá um guia de mergulho - normalmente o guia é o próprio instrutor do centro – e um skipper. Apresentação do Instrutor aos mergulhadores, aferição das credenciais destes e pequena conversa para verificar a sua experiência, alguma condição que requeira atenção especial, há quanto tempo não mergulham, etc. Faz-se a escolha do local de mergulho, em função das condições do mar e atmosféricas, grau de credenciação, experiência e preferência dos mergulhadores. Passa-se à distribuição e montagem dos equipamentos, seguido do briefing, com a formação de duplas, descrição do tipo de fundo e do circuito a efectuar, profundidades e tempos de fundo previstos, tipo de descida e subida e procedimentos de emergência. Embarque dos mergulhadores e equipamentos e saída para o primeiro mergulho. Intervalo de superfície que pode ser feito numa praia perto do local de mergulho e partida para o segundo mergulho, com o posterior regresso ao centro. Lava-se o material e preenche-se os logbooks. Que tal?

Adicionais
Não temos dúvida em recomendar que tente um encontro imediato com as Baleias Corcunda! Entre Julho e Outubro há fortes probabilidades de dar de caras com elas, uma vez que é a época do ano em que se deslocam das águas mais frias para acasalar em águas mais quentes. Um banal passeio de barco poderá transformar-se numa experiência para recordar! Não se esqueça de levar a câmara fotográfica! • VOLTAR •


Submerso

Temperatura e visibilidade
A temperatra da água do mar tem um padrão mais ou menos estável, que nos permite aconselhar qual o tipo de fato que deve levar. Entre Outubro e Abril anda entre os 27º e os 30º, cenário idílico para usar um fato de 3mm. Nos restantes meses, com a temperatura a descer até aos 24º em Julho e Agosto, um fato de 5mm garante o seu conforto, mesmo em mergulhos mais longos. Normalmente a visibilidade é sempre boa ao longo do ano (15 a 20m). É raríssimo haver um dia que não seja possível mergulhar. Claro que após uma chuvada, à saída de rios ou linhas de água haverá pouca visibilidade, mas é sempre possível encontrar zonas alternativas onde será possível efectuar o mergulho em boas condições.

Tipo de mergulhos
A técnica mais utilizada para mergulhadores experientes é o Drift ao longo de um circuito já conhecido. Normalmente os mergulhadores são largados num local e recolhidos noutro pré-determinado. O mergulho em naufrágio não é muito praticado por existirem poucos. Há no entanto, dois naufrágios a baixa profundidade, um em Kia e outro, os destroços do navio “Zaire” em frente a Agua Izé, sendo o primeiro muito frequentado pelos mergulhadores, devido à sua proximidade e à riqueza de vida marinha que lá se pode observar. O mergulho nocturno é frequente e o spot mais utilizado é o Kia, devido à proximidade do Centro de Mergulho e à quantidade de moreias que à noite se passeiam pelos corais. A profundidade varia entre os 13 e os 20 m. Para quem já visitou o Kia, é possível organizar saídas nocturnas para outros locais.

O que se pode ver
Garantido: Grande quantidade de peixe tropical, pequeno como peixe trombeta, peixe balão, peixe sol, cardumes gigantescos de sardinha (na época certa); peixe grande: Pargos Lucianos em zonas bem definidas e abaixo dos 20m.
Com alguma sorte: Tartarugas, Golfinhos, Baleias(na época certa),Raias, Barracudas, Lírios, Xaréus, Tubarões Ama, etc.
Com muita Sorte: Tubarão Baleia, Raia Manta!

Hot spots
Os spots mais conhecidos e emblemáticos são: Kia, Lagoa Azul, Diogo Vaz, S. Miguel, Ilhéu das Rolas, Sete Pedras, Ilhéu Santana. Além destas zonas, existem outros spots específicos mas só o staff do Centro de Mergulho e os Deuses é que sabem a sua localização...

Saídas especiais
As saídas especiais são consideradas aquelas que ficam mais distantes do Centro de Mergulho e normalmente são mais caras em função da distância percorrida. Nestas saídas, fica-se o dia todo no mar e pode-se inclusivé organizar programas para dois ou mais dias, com mergulho ao redor da ilha e dormida por exemplo no Ilhéu das Rolas, Roça S. João ou outros locais escolhidos. De qualquer modo, é sempre possível fazer a volta à ilha de barco no mesmo dia, incluindo um máximo de 3 mergulhos. • VOLTAR •


A ter em conta

Cuidados de saúde
Para entrar em São Tomé e Príncipe terá que ter o seu boletim de vacinas em dia, nomeadamente no que se refere à profilaxia da Febre Amarela. Deverá também precaver-se contra a Malária. Para que possa viajar com toda a segurança,sugerimos que faça previamente uma consulta do viajante.

Formalidades
Para entrar em São Tomé e Príncipe, não basta ter um passaporte válido com pelo menos seis meses de validade para além da data de saída. É necessário um visto de entrada que poderá obter na respectiva embaixada em Lisboa. Não terá que pagar taxas de saída.

Bagagem
A TAP permite que despache para o porão uma peça de bagagem com um máximo de 23Kg. São apenas 3Kg adicionais, mas que poderão fazer toda a diferença tratando-se de material de mergulho. Para a cabine, sugerimos um volume com dimensões máximas, tendo o cuidado de não tentar ultrapassar os 6Kg. Sugerimos a consulta da página da TAP em rodapé.

Aspectos práticos
Se somar a língua oficial - o português - ao inglês ou francês, não vai ter problemas de comunicação. A moeda local é o Dobra. Poderá cambiar USD ou Euros nos agentes locais, por exemplo no aeroporto. Não existem caixas Multibanco. A corrente tem uma tensão de 220V, com tomadas europeias.


Valor indicativo

• TOPO •



Peça-nos um orçamento através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do número 21 300 70 10.

O Peixe Voador é uma marca registada comercializada sob responsabilidade da Equador e Mendes, Agência de Viagens e Turismo, Lda.
Sede Social: Torre Oriente, Av. Colégio Militar 37F 5°, 1500-081 Lisboa. Capital Social EUR 100 000. Matric. CRC Lisboa/NIPC n.º 505 184 958. RNAVT n.º 2356.