Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

Sesimbra

Bons mergulhos a um passo de casa
Sesimbra é um bom destino de mergulho, com a enorme vantagem de estar tão perto do nosso dia-a-dia. É uma vila piscatória, com uma baía abrigada e que convida os seus visitantes a usufruir de um microclima muito especial. A vista é soberba da maior parte das janelas, a praia é muito convidativa e a gastronomia é muito difícil de resistir. Peixe e marisco, ao sabor da brisa do mar. Em final de dia, um passeio até ao Castelo transmite-nos uma tranquilidade total. Mais para a direita, o Cabo Espichel por mar-adentro brinda-nos com um sensacional pôr-do-sol.


Convém que se saiba que a micro fauna existente entre o Cabo Espichel e o Cabo Afonso é das melhores da Europa! Neste sentido, temos que cativar os mergulhadores de todo o país para mergulhar em Sesimbra com mais frequência e ao longo de todo o ano. Mesmo com o calor do Verão e com o frio do Inverno, este pequeno ponto da nossa costa alberga um tesouro subaquático. Vale a pena descobri-lo. Nos dias de mar mais calmo e mais limpo, poderá ser surpreendido com paisagens subaquáticas cheias de vida e de cor. As medidas proteccionistas aplicadas têm surtido efeito e neste momento salta à vista o aumento da fauna residente, tanto peixes, como seres agregados à rocha.


A VIAGEM      •      PARA MERGULHAR       •      SUBMERSO      •      A TER EM CONTA


A viagem

Quando ir
Poderá mergulhar em Sesimbra durante todo o ano. Antigamente as estações do ano e as janelas de mergulho estavam mais definidas do que actualmente. Ainda assim, os mergulhos feitos no Inverno são melhores do que os feitos durante o Verão. Como no meio é que está a virtude, aconselhamos que opte por este destino de mergulho nos meses de Fevereiro a Maio, e de Setembro a Novembro. Partindo do princípio que não irá haver subidas abruptas da temperatura do mar, com os respectivos booms de plâncton, poderá contar com bom mar, boas visibilidades e água fria. Nada que um bom semi-seco ou um fato seco não resolva. Outra vantagem prende-se com o facto de nestas épocas Sesimbra não estar saturada de pessoas, o que tornará a sua estadia mais agradável.

Onde ficar
Recomendamos que fique hospedado no Sana Hotel, soberbamente posicionado em frente à praia de Sesimbra. Este hotel foi recentemente remodelado, por sinal muito bem, sendo uma das melhores referências hoteleiras da zona. Um ambiente moderno, muito perto de tudo e com uns preços competitivos. Para se dirigir aos centros de mergulho, terá que ir de carro, por ser uma distância um pouco difícil de fazer a pé, mas de resto terá tudo a escassos metros de si. Seja para ir para a praia, seja para fazer compras ou para ir jantar, esqueça que tem carro e dê uso às pernas! Verá como é fácil transformar qualquer deslocação num agradável passeio com vista para o mar.

Além do mergulho
Para além dos mergulhos, poderá descobrir os segredos desta encantadora vila. Poderá deambular pelas suas ruelas e descobrir as tasquinhas que servem belíssimos pratos de peixe, poderá fazer compras, ou então visitar o Forte Velho, mesmo no meio da avenida principal. Se lhe apetecer, vá até à praia e descanse ou então, se a água não estiver muito fria, atreva-se a dar um mergulho. O hotel que lhe propomos tem uma piscina panorâmica no terraço. Aproveite! Se a sua família estiver consigo e não mergulhar, existe a possibilidade de fazer um pequeno cruzeiro num barco com fundo de vidro e desta forma partilhar com quem não mergulha os segredos do fundo do mar.

Extensões
Em redor de Sesimbra existem inúmeras aldeias e vilas que poderá visitar. A costa em direcção a sul é muito bonita, pelo que dará certamente belos passeios em final de tarde. O Cabo Espichel é obrigatório, assim como os trilhos em seu redor e as pegadas de dinossauro. Para sul, poderá ir calmamente até Setúbal, onde a gastronomia é um belo cartão de visita. Os passeios de barco até Tróia são muito agradáveis e esta é uma zona onde poderá avistar grupos de Golfinhos, nomeadamente os Roazes. Consulte-nos!     • VOLTAR •


Para mergulhar

Centro de mergulho
A lista de operadores de mergulho de Sesimbra é considerável. Cipreia, Odisseia Azul, Nautilus Sub, Anthia Diving Center e Bestdive, todos têm o seu potencial, as suas mordomias e o seu modo de funcionamento. Poderá consultar todos os sites através dos links em rodapé. Todos os operadores de mergulho ficam na mesma rua, desde a bifurcação para a Vila de Sesimbra até à marina. Têm instalações modernas, com casas de banho com duche de água quente, zona de lavagem e secagem do material e com um excelente acesso às embarcações. Todos os barcos com que operam permitem abranger um vasto leque de spots de mergulho, tanto para mergulhadores normais, como para grupos com equipamento mais volumoso e complicado. Todos os operadores são também escola de mergulho, com boas instalações em Sesimbra ou em Lisboa, onde poderá ter também formação. O nitrox está disponível e os preços andarão próximos de um enchimento a ar. Poderá também adquirir equipamento, nomeadamente de algumas das marcas mais conceituadas.

Operação e logística
O ponto de encontro será à porta do centro, por volta das oito e meia. Tempo de montar o material e consoante a sua experiência, será integrado num ou noutro grupo. A saída faz-se da marina, a escassos metros de alguns dos centros de mergulho, outros obrigam a um curto trajecto de carrinha ou a pé, para transportar mergulhadores e o equipamento. Uma vez embarcado, as viagens duram 20 minutos no máximo, e os mergulhos têm por norma um máximo de 60 minutos de tempo de fundo. Poderá mergulhar com um guia ou então com outro mergulhador que tenha uma experiência semelhante à sua. O regresso é pelo meio da manhã, o que lhe dará tempo de optar por um segundo mergulho perto da hora do almoço ou como alternativa, por um mergulho pelas duas e meia da tarde. Enquanto o seu equipamento seca, poderá tomar uma bebida ou petiscar num dos muitos espaços existentes para esse efeito.

Adicionais
A organizar localmente, poderá fazer um mergulho nocturno. Todos os centros de mergulho estão preparados para fazer baptismos de mergulho, o que poderá ser uma excelente oportunidade para que a sua família ou os seus amigos experimentem respirar debaixo de água. Poderá ser a primeira de muitas visitas ao fundo do mar! • VOLTAR •


Submerso

Temperatura e visibilidade
Tendo em conta que estamos no paralelo 40 e que a nossa costa é banhada pelo Atlântico, temos que nos habituar à ideia de água fria e má visibilidade, ou será que não? Com o passar dos anos, estes dois aspectos fundamentais para os mergulhadores têm vindo a mudar, com uma clara fuga aos padrões de antigamente. Por tudo isto, conte com uma temperatura da água do mar entre uns terríveis 13 ou 14º e uns maravilhosos 18 ou 19º. Consoante a sua resistência ao frio, poderá mergulhar de semi-seco ou então mesmo de fato seco. O lado bom é saber que normalmente, quanto mais fria estiver a água, melhor será a visibilidade, que por sua vez, tanto poderá ser um desastre, como uma surpresa. Seis a oito metros são boas médias, se bem que poderá ter menos ou então muito mais! Muitas vezes acontece que os mergulhos no Cabo Espichel desiludem logo durante a descida, para depois junto ao fundo serem algo de espectacular!

Tipo de mergulhos
Poderá mergulhar entre o Cabo Espichel e o Cabo Afonso. Ao longo de toda a costa, a topologia dos spots de mergulho não varia muito, sendo essencialmente mergulhos em fundo de areia ou cascalho, com a exploração de formações rochosas ou então de paredes. Existem algumas grutas e alguns arcos, que nos dias de boa visibilidade fazem cenários espectaculares. Mergulhos um pouco mais afastados da costa, poderão permitir a observação de outras espécies, bem como de vestígios de naufrágios. Junto ao Cabo Espichel, poderá mergulhar no naufrágio mais famoso da costa portuguesa, o River Gurara. Mergulhos à deriva são pouco usuais, mas recomendamos que leve consigo uma bóia de patamar. A profundidade máxima será de 43 metros, com uma média de 12 a 15 metros.

O que se pode ver
A fauna residente em redor de Sesimbra tem vindo a aumentar de dia para dia. Os cardumes de Sargos, Judias, Tainhas ou mesmo de Salemas são uma presença praticamente constante. Com um pouco de sorte, poderá avistar um ser bizarro, que ora aparece isolado, ora aparece em cardume - o fabuloso Peixe Lua. Mais perto das rochas, os bodiões recordam-nos os peixes das águas tropicais com a sua pele exuberante. Os cabozes, sempre junto às rochas, não resistem a vir observar os mergulhadores. Mas o prato forte desta zona é a micro-fauna, que poderá ser observada por quem já tenha os olhos treinados e saiba onde procurar. Tirando Ouriços, Pepinos-do-mar e Estrelas-do-mar, com um pouco de observação mais atenta poderá descobrir criaturas belas, que rivalizam com algumas espécies tropicais. Os Nudibrânquios são um excelente exemplo disso. Cada buraco, cada zona mais escondida de rocha está cravejada de pequenos seres, que quando levam com o foco da lanterna nos impressionam com as suas formas e as suas cores. Valem a maior parte do mergulho. Nos naufrágios, será possível de ver cardumes de Fanecas, de Sargos Veado e alguns Safios.

Hot spots
Pelo seu carisma, pela profundidade e pelo dramatismo da história em redor do seu afundamento, o mergulho no River Gurara será provavelmente o melhor spot que se pode fazer neste momento nas águas de Sesimbra.

Saídas especiais
Existe sempre a possibilidade de mergulhar em locais mais afastados, nomeadamente na Fonte da Telha ou para os lados do Portinho da Arrábida ou de Tróia. Consulte-nos ou consulte directamente o operador de mergulho. • VOLTAR •


A ter em conta

Cuidados de saúde
Nenhuns, apenas tenha cuidado com os excessos gastronómicos, para não por em risco a sua semana de mergulhos. Pode beber água da torneira à vontade, claro.

Formalidades
Como estamos em território nacional, apenas convém que ande com os seus documentos pessoais, bem como com a certificação nacional de mergulho - aquela que só serve para Portugal!

Bagagem
Enquanto for cabendo na mala do seu carro, pode trazer tudo o que lhe vier à cabeça. É a altura perfeita para dar uso a todo o seu material de mergulho, mesmo que isso lhe pareça inútil! Neste caso não existe limite de bagagem e assim terá um pretexto para manusear e "desenferrujar" todo o seu equipamento.

Aspectos práticos
Recordamos apenas que, apesar de ser uma viagem de mergulho, está em território nacional, com todas as comodidades que isso lhe traz. Não tem tão pouco que se preocupar em levar dinheiro. Faça a sua vida tal e qual como a faz quando está a trabalhar ou quando está em sua casa.


Valor indicativo

• TOPO •



Peça-nos um orçamento através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do número 21 300 70 10.

O Peixe Voador é uma marca registada comercializada sob responsabilidade da Equador e Mendes, Agência de Viagens e Turismo, Lda.
Sede Social: Torre Oriente, Av. Colégio Militar 37F 5°, 1500-081 Lisboa. Capital Social EUR 100 000. Matric. CRC Lisboa/NIPC n.º 505 184 958. RNAVT n.º 2356.