Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

Porto Santo

Um Porto realmente Santo
O arquipélago da Madeira fica mesmo ali ao virar da esquina. A Ilha de Porto Santo é um sensacional ponto de encontro para mergulhadores que gostam de aproveitar alguns dias e fazer uma escapadinha, daquelas para molhar o fato e fazer uma mão-cheia de mergulhos muito bons. Uma linha de praia com cerca de nove quilómetros, uma bela temperatura tanto do ar como da água, bons petiscos, são os principais ingredientes que este destino nacional oferece aos mergulhadores e seus acompanhantes. As lapas são algo de extraordinário.


Espera-se que a qualquer momento saia a notícia de que vão afundar mais um navio para diversificar o recife artificial. Enquanto isso não acontece, outros mergulhos noutros spots fazem as delícias de quem por lá respira ar comprimido. Este sossego que o viajante encontra em Porto Santo resulta em dias plenos de comunhão com a Natureza, mas descansados, excelentes para retemperar as forças. A água do mar tem um tom azul muito forte, que fica na lembrança de cada um. São os privilégios de quem mergulha. Eis portanto, um excelente local para visitar e para mergulhar, mesmo ali ao virar da esquina.


A VIAGEM      •      PARA MERGULHAR       •      SUBMERSO      •      A TER EM CONTA


A viagem

Quando ir
Porto Santo é daqueles locais em que se podem fazer mergulhos com qualidade praticamente durante todo o ano. Estando localizado em pleno Atlântico central, a melhor altura para lá ir será sempre a que coincide com o nosso verão e "arredores". No entanto, mesmo com o mar mais arisco, os spots mais abrigados permitem mergulhos excelentes a maior parte do ano, nomeadamente desde Março até Novembro. Ironicamente, o mau tempo acaba por condicionar mais as actividades ao ar livre do que os mergulhos.

Onde ficar
Para que a sua experiência em Porto Santo seja a melhor possível, recomendamos apenas dois hotéis, mas que garantem uma estadia muito agradável; o Vila Baleira Thalassa e o Pestana Porto Santo. Cada um a seu estilo, cada um com os seus atributos, cada um com o seu preço! Ambos têm piscina e a praia à porta. Poderá optar por um regime de alojamento e pequeno almoço e desta forma petiscar nos restaurantes dos arredores. Qualquer que seja o centro de mergulho que eleja, terá transferes diários garantidos.

Além do mergulho
Para além dos mergulhos, poderá visitar a ilha e descobrir a sua extensão no Miradouro da Portela, ou a sua topologia como é o caso do Pico de Juliana. O centro histórico da cidade permite bons passeios com a descoberta de mais petiscos para a sua refeição. O Zimbralinho é um pequeno porto de abrigo de rara beleza e com águas límpidas. Terá sido o primeiro local de Porto Santo a ser pisado pelos navegadores portugueses, aquando da sua descoberta em 1418. Para as senhoras que ainda não mergulham, sugerimos um programa de visitas regulares ao centro de talassoterapia do Hotel Vila Baleira. Mimos e mais mimos, mesmo junto à praia.

Extensões
Pela distância tão curta, sugerimos que dê um salto à Ilha da Madeira e que se deixe levar pelas levadas, pela comida e pelo clima. Tanto poderá optar por ir de barco como de avião. Em alternativa, um passeio bem mais radical poderá ser uma visita de barco às Ilhas Desertas, onde ainda é possível observar as Focas Monge. Com muita sorte, claro.     • VOLTAR •


Para mergulhar

Centro de mergulho
Porto Santo tem neste momento dois operadores de mergulho, em funcionamento durante todo o ano. São eles o Rhea Dive Center e o Porto Santo Sub. Ambos estão equipados com tudo aquilo de que necessita para o seu dia-a-dia de mergulho. O nitrox está disponível e as embarcações semi-rígidas permitem viagens curtas e bastante ágeis. Para quem optar por prescindir de alugar veículo durante a estadia na ilha, os centros de mergulho asseguram o transporte entre os hotéis que sugerimos e o centro de mergulho. Poderá ainda alugar material de mergulho e ter formação inicial ou complementar. As zonas de lavagem e de secagem do material são generosas.

Operação e logística
A operação de mergulho de ambos os centros é assegurada por embarcações semi-rígidas. Consoante a preferência dos clientes ou do grupo em que estejam inseridos, assim poderão fazer dois mergulhos pela manhã, no formato de saída dupla ou então de saídas simples. Poderão ainda fazer um mergulho pela tarde e assim o mar o permita, um mergulho nocturno. A boleia de e para casa está garantida. Terá ainda tempo mais do que suficiente para almoçar tranquilamente no hotel, ou num restaurante nas redondezas.

Adicionais
Consulte-nos para a eventualidade da existência de novas actividades submersas. Uma delas será a possibiliadde de alugar uma scooter subaquática, para que possa percorrer maiores distâncias submerso. • VOLTAR •


Submerso

Temperatura e visibilidade
Ao longo do ano, a temperatura da água oscila entre os 19º/20º no inverno e os 24º/25º no verão. Permite o uso dum fato semi-seco quando está mais frio e no verão, um fato húmido de 5mm será mais do que suficiente. A visibilidade também não varia muito dentro de cada época, sendo normal ter perto de trinta metros durante o verão, e cerca de vinte metros nos meses de inverno. O mar poderá estar mais agitado, mas a visibilidade será sempre boa.

Tipo de mergulhos
Os mergulhos ocorrem principalmente em redor dos três ilhéus que existem nas extremidades da Ilha de Porto Santo. São mergulhos com profundidades variadas, não ultrapassando os 35 metros. A corrente por norma é fraca, o que significa mergulhos com regresso ao ponto de descida. A paisagem é bastante invulgar, fruto da erosão incoerente das rochas submersas. Ao observador mais atento, alguns spots parecem ter nascido duma explosão submarina. Outros revelam extensões de rocha a perder de vista. Se a Gruta permite boas fotografias com jogos de luz, já os Canhões, dão azo à imaginação dos mergulhadores. O ex-libris, o naufrágio do Madeirense, mesmo em frente à Vila Baleira, será provavelmente o melhor mergulho em território português.

O que se pode ver
Os mergulhos em Porto Santo têm algo de desconcertante; apesar das rochas estarem repletas de ouriços e pouco mais, os mergulhos não perdem o interesse, antes pelo contrário, a conjugação duma paisagem mais rude com excelentes visibilidades, transportam o mergulhador para um novo tipo de mergulho. Mas peixe não falta! Os Peixes Cão, muito curiosos, não resistem a acompanhar os mergulhadores durante todo o mergulho; cardumes enormes de Castanhetas cobrem as rochas com movimentos coreografados; Lírios e Enxaréus chegam a cobrir zonas do Madeirense por completo. Se tiver sorte, poderá ter um encontro imediato com uma Manta, por si só, uma experiência brutal. Não se admire de ver barracudas, se bem que por norma não se aproximam muito. Há quem tenha visto tartarugas no Madeirense.

Hot spots
Sem sombra para dúvidas, o naufrágio do Madeirense. Está à profundidade perfeita, na posição perfeita, à distância perfeita e repleto de peixe. Se os mergulhos diurnos são o que são, imagine as oportunidades fotográficas durante um mergulho nocturno neste destroço. Algo que lhe recomendamos energicamente.

Saídas especiais
Mergulhar nas Desertas poderá ser algo a somar ao seu percurso de mergulhador. Consulte-nos para estudarmos em conjunto esta possibilidade. • VOLTAR •


A ter em conta

Cuidados de saúde
Nenhuns, a não ser, não beba muita cerveja a acompanhar as lapas, porque afinal de contas, está em plenas férias de mergulho. Coma muitos caldos verdes, no João do Cabeço!

Formalidades
Como estamos em território nacional, apenas terá que levar o seu bilhete de identidade.

Bagagem
A TAP permite que os clientes d'O Peixe Voador voem com condições especiais de bagagem de porão. Já a Sata permite 30 quilos de bagagem de porão, o que resolve todos os problemas mesmo ao mergulhador com mais equipamento.

Aspectos práticos
Recordamos apenas que, apesar de ser uma viagem de mergulho, está em território nacional, com todas as comodidades que isso traz. Não tem tão pouco que se preocupar em levar dinheiro. Faça a sua vida lá tal qual como a faz cá. Não se esqueça da carta de condução, caso opte por alugar um automóvel. Meio dia basta para conhecer a Vila Baleira. Não se esqueça de que tem a praia mesmo à frente do seu nariz!


Valor indicativo

• TOPO •



Peça-nos um orçamento através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do número 21 300 70 10.

O Peixe Voador é uma marca registada comercializada sob responsabilidade da Equador e Mendes, Agência de Viagens e Turismo, Lda.
Sede Social: Torre Oriente, Av. Colégio Militar 37F 5°, 1500-081 Lisboa. Capital Social EUR 100 000. Matric. CRC Lisboa/NIPC n.º 505 184 958. RNAVT n.º 2356.