Gratis Joomla Templates by Hostmonster Coupon

Graciosa

Graciosa, ou mergulhos e descanso
O grupo central do arquipélago dos Açores alberga algumas das mais belas paisagens do território nacional. Nestas escarpas em tom negro e verde que rompem pelo mar fora, a Natureza exibe todo o seu esplendor e convida os seus visitantes a uma experiência inesquecível. Por muitos consideradas como as ilhas com a melhor prática de turismo sustentado, os Açores são de facto algo de extraordinário, seja à superfície, seja submerso. As flores, a gastronomia, as lagoas e os caminhos pelos bosques verdejantes complementam-se num cardápio digno de nota. Já os mergulhos, esses são do outro mundo.


Na Graciosa, os dias passam calmamente ao sabor da brisa do mar, dos petiscos à base de peixe e marisco e dos belos spots de mergulho possíveis de visitar. Santa Cruz é assim mesmo, uma paz de espírito que só visto. Junto à costa, uma formação rochosa em forma de baleia, serve de prelúdio a grandes mergulhos, se bem que a Graciosa está um pouco afastada das rotas tradicionais dos grandes cetáceos. Na parte oriental da ilha, uma enorme caldeira sugere um passeio para observação das furnas de enxofre e da paisagem envolvente. Impossível seria não mencionar as fabulosas queijadas locais, que são tão boas, que nos questionamos se não será boa ideia incluí-las no programa de mergulho...


A VIAGEM      •      PARA MERGULHAR       •      SUBMERSO      •      A TER EM CONTA


A viagem

Quando ir
Tendo em conta o seu posicionamento em pleno Oceano Atlântico, o mar dita as suas regras e diz-nos que a melhor altura para mergulhar na Graciosa é entre Maio e Setembro. Se no início da época (Maio) os mergulhos oferecem bastante fiabilidade em termos da sua própria execução, já no final da época (Setembro) existe uma maior concentração de animais de grande porte.

Onde ficar
Para que a sua estadia na Graciosa seja uma experiência excelente, para excelentes mergulhos, excelentes acomodações. Para que tal seja uma realidade, propomos que fique instalado no novíssimo Graciosa Resort & Business. A sua localização, por sinal excelente - fica perto da praia do Porto da Barra, com vista directa para o mar - em nada condicionará a logística dos seus mergulhos.

Além do mergulho
Existem muitas actividades ao seu dispor, para que possa enriquecer a sua experiência nos Açores. Na ilha da Graciosa, para além do mergulho, poderá fazer apneia, passeios de barco, com ou sem observação de animais de maior porte. Poderá alugar uma bicicleta e descobrir as melhores paisagens da ilha, ou então andar de caiaque e exercitar os músculos! Passeios pedestres, não esquecendo a gastronomia, sempre convidativa. Caso esteja mesmo necessitado de descanso adicional, com recurso a alguma terapia, sugerimos uma estadia nas Termas do Carapacho, onde poderá harmonizar o corpo com a mente.

Extensões
Dois dias no Faial, para sentir na pele o reboliço dos aventureiros que fazem a travessia do Atlântico, ou dois dias em São Miguel, para que possa visitar a Lagoa das Sete Cidades; qualquer destes locais enquadra-se na sua viagem, uma vez que terá que obrigatoriamente passar por um deles, tanto à ida como no regresso.     • VOLTAR •


Para mergulhar

Centro de mergulho
O centro de mergulho que sugerimos é o Centro Náutico da Graciosa. Muito bem posicionado, em pleno cais de Santa Cruz, tem também instalações na Praia. Está muito bem equipado, com balneário, duche, zonas de lavagem, secagem e armazenamento dos equipamentos. Consulte o link no final desta página.

Operação e logística
Duas embarcações, uma semi-rígida e outra rígida revezam-se pelos múltiplos spots de mergulho, que são para cima de trinta. Um mergulho pela manhã, outro pela tarde, salvo os mergulhos especiais, que por serem mais afastados, exigem outro tipo de planeamento, nomeadamente uma saída dupla. No final de cada mergulho terá à sua espera um confortável balneário para si e para todo o equipamento. Os tempos de navegação variam entre os dois e os vinte minutos.

Adicionais
Mergulhos nocturnos ou saídas especiais – tais como o Ilhéu do Topo e a Baixa da Serreta – sujeitas ao pagamento de um adicional localmente (com número mínimo de participantes e muito condicionadas pelas condições meteorológicas). • VOLTAR •


Submerso

Temperatura e visibilidade
A temperatura da água oscila entre os 17º/18º no inverno e os 23º/24º no verão. Sugerimos o uso dum fato com 5mm de espessura para que esteja mais confortável ao longo duma semana de mergulhos. No que respeita à visibilidade, nos dias de mar calmo poderá atingir ou mesmo ultrapassar os trinta metros. Será uma imensa coluna de azul, um bom pretexto para fazer fotografia subaquática.

Tipo de mergulhos
Os mergulhos são de todos os tipos e para todos os níveis de experiência. Baías, grutas, desfiladeiros, montanhas submarinas, paredes radicais que mais parecem ter sido feitas com uma faca muito afiada, etc. As profundidades oscilam entre os cinco e os quarenta metros, ou seja, são para todos os gostos e aptidões e permitem uma enorme variedade no que respeita à observação das espécies residentes. As correntes poderão ser fortes, o que poderá ser excelente para fazer fantásticos mergulhos em drift, sempre acompanhados por um guia experimentado.

O que se pode ver
Poderá observar e ser observado por uma imensidão de espécies de peixes e não só. As Barracudas poderão fazer aparições sempre espectaculares. Os cardumes de Carapaus poderão fazê-lo sentir-se um pequeno ponto negro no meio duma gigantesca mancha prateada. Os Atuns e os Lírios, sempre muito rápidos, obrigam a uma atenção redobrada. Com um pouco de sorte, poderá nadar de perto com uma Manta ou com um Peixe Lua. Tudo encontro imediatos ao melhor nível. Mas não se esqueça de procurar nos buracos ou entre as rochas; pequenos Camarões, muito coloridos, darão certamente mais uma mão-cheia de belas fotografias.

Hot spots
Sugerimos a consulta dos nossos serviços, para que no momento possamos investigar quais os mergulhos que realmente não pode perder.

Saídas especiais
Recomendamos alguns mergulhos "especiais", tais como o Ilhéu do Topo ou a Baixa da Serreta, ambos sujeitos a um adicional pago localmente e com um número mínimo de participantes. São programas sensacionais, com a duração de um dia e com dois mergulhos incluídos. Estes mergulhos, por estarem completamente dependentes das condições do mar e do tempo, terão que ser combinados de véspera e localmente. • VOLTAR •


A ter em conta

Cuidados de saúde
Não tem que se preocupar em ter cuidados especiais de saúde.

Formalidades
Como estamos em território nacional, apenas terá que levar o seu bilhete de identidade. Não se esqueça da carta de condução, no caso de querer alugar um automóvel.

Bagagem
A Sata permite um máximo de 30Kg de bagagem de porão, factor de grande importância para quem leva todo o material de mergulho consigo. A TAP tem condições vantajosas para efectuar o transporte de bagagem dos clientes d'O Peixe Voador. Consulte-nos para mais informações.

Aspectos práticos
As noites poderão arrefecer e nós não queremos que se constipe em plenas férias de mergulho. Um agasalho para as noites poderá ser uma óptima ideia. Se for fotógrafo subaquático leve muita "memória", porque as fotografias serão sobretudo de acção. Irá tirar muitas!


Valor indicativo

• TOPO •



Peça-nos um orçamento através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do número 21 300 70 10.

O Peixe Voador é uma marca registada comercializada sob responsabilidade da Equador e Mendes, Agência de Viagens e Turismo, Lda.
Sede Social: Torre Oriente, Av. Colégio Militar 37F 5°, 1500-081 Lisboa. Capital Social EUR 100 000. Matric. CRC Lisboa/NIPC n.º 505 184 958. RNAVT n.º 2356.